top of page

Posts Sinterpa

1º TecLeite-MS reúne mais de 350 pessoas e promove transferência de tecnologias para produtores de leite

Foi realizado, pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, o TecLeite, evento em formato de dia de campo que promoveu a transferência de tecnologias para produtores de leite do Estado. O evento, realizado no dia 27 de junho, no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande, reuniu mais de 350 pessoas.


A iniciativa, que foi promovida pela Agraer e pela Embrapa Gado de Leite – de Minas Gerais, e contou com apoio do Sinterpa, contou com palestras, visitas técnicas e a oportunidade de troca de experiências entre os participantes.



Para José Carlos Gasperoni, servidor da Agraer e um dos responsáveis pela organização do evento, o evento foi um sucesso, com a presença de cerca de 350 pessoas, sendo 80% do público composto por produtores rurais (grande, médio e pequeno porte).


“Envolvemos produtores de leite de todos os tamanhos, desde assentados da agricultura familiar, da agricultura familiar tradicional, produtores médios e até alguns grandes produtores de leite. Então, foi um saldo muito positivo que tivemos neste evento e conseguimos criar um marco na união da cadeia produtiva do leite, união de esforços, união de forças e a consolidação de um evento específico da cadeia. Nosso plano é repetir esse evento anualmente, de forma itinerante, a cada ano em cada região do estado, e, dessa forma, conseguir rodar o estado inteiro disseminando conhecimento”, destacou Gasperoni.


Troca de experiências


A abertura do TecLeite-MS ficou por conta da palestra "Produção de Leite Baixo Carbono", ministrada pela pesquisadora Vanessa Romário de Paula, da Embrapa Gado de Leite. Em sua apresentação, a pesquisadora abordou os desafios e as oportunidades da pecuária leiteira na redução da emissão de gases de efeito estufa, destacando a importância da adoção de práticas sustentáveis na produção de leite.



Em seguida, os participantes  puderam aprofundar seus conhecimentos em três estações temáticas. Na Estação 1, Vitor de Oliveira e Camila Pellizzoni Balthazar, do Cepaer/Agraer, detalharam o “Sistema de Produção de Leite do Cepaer”.


“Eu e a minha colega pesquisadora Camila apresentamos o sistema de produção de leite implantado no próprio Centro de Pesquisa. Falamos sobre o grupo genético trabalhado, manejo de pastagem, alimentação na seca, reprodução, utilização de inseminação artificial em tempo fixo, sistema de gerenciamento com software e aplicativos de celular, controle de mastite e de carrapato, entre outros”, disse o pesquisador da Agraer, o zootecnista Vitor de Oliveira, que também é diretor de Comunicação do Sinterpa. 


Já na Estação 2, a pesquisadora Tatiane Batistoti, também do Cepaer/Agraer, apresentou as “Boas Práticas de Manejo de Ordenha”, orientando os produtores sobre as técnicas corretas para garantir a qualidade do leite e a saúde do rebanho. Por fim, na Estação 3, o pesquisador  Bruno Campos, da Embrapa Gado de Leite, abordou o “Manejo Sustentável do Rebanho Leiteiro”, apresentando estratégias para otimizar a nutrição, a reprodução e a sanidade dos animais, contribuindo para a produtividade e a longevidade do rebanho.



Por: Comunicação do Sinterpa (com informações da Agraer)

Comments


bottom of page