Conferência Estadual da Ater será realizada nos dias 17 e 18 de março

Nos próximos dias 17 e 18 de março, será realizada em Mato Grosso do Sul a Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O evento vai acontecer no auditório da UCDB, em Campo Grande, com a presença de cerca de 200 pessoas, sendo cerca de 150 delegados, a maioria eleita nas plenárias regionais de Ater realizadas em 2015 nas quatro regiões do Estado. Esses delegados são representantes de agricultores familiares, comunidades tradicionais, extensionistas, representantes do poder público, movimentos sociais e sindicais.

A promoção do evento será do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e do governo do Estado, por meio da Agraer. A Conferência Estadual é o local para debater e formular políticas públicas que serão levadas para Conferência Nacional.

Com o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, o objetivo é estabelecer estratégias para promover um serviço de qualidade da Ater pública ao sistema rural brasileiro, voltada para a produção de alimentos saudáveis.

Além de colaborar com os organizadores, o Sinterpa tem direito a uma vaga de delegado. Tendo participado ativamente das conferências regionais, o sindicato considera que o evento é fundamental para alinhar as políticas públicas e é o caminho para que esses serviços cheguem a um maior número das propriedades de agricultores familiares e promovam a geração de renda e a segurança alimentar.

E para a preparação para a etapa estadual da conferência, no próximo dia 07 de março, às 15 horas, será realizada uma videoconferência nacional sobre a metodologia para esta etapa estadual.

2ª Cnater

A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) vai ocorrer em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016. Ao fim do processo, um documento será construído para nortear as políticas de Ater do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) pelos próximos anos.

Ao todo, já foram realizadas 384 conferências de Ater pelo Brasil, entre municipais, territoriais e estaduais. Juntas, o público já soma 22.447 pessoas.