Governo do Estado recebe sindicatos e inicia discussão de reposição salarial

No início desta semana, o Sinterpa participou de duas reuniões com representantes do governo do Estado para discutir o reajuste salarial deste ano. A data base dos servidores estaduais é em maio.

A primeira reunião foi na segunda-feira, dia 29 de fevereiro, com o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas. Além do Sinterpa, participaram deste encontro os representantes do Sigeasfi e do Sifems.

Nesta reunião, foi apresentada a mesma proposta de 2015 com correções, já que no ano anterior a categoria da Agraer ficou sem reajuste, entre elas:

• implantação do piso salarial profissional, para nível superior, contido em legislação federal para os profissionais do sistema CREA e CRMV, sendo este piso correspondendo a nove salários mínimos atuais;

• para as demais carreiras, o piso proposto vai estar vinculado com o piso superior, sendo de 50% a 60% para os servidores de nível médio e 30% de nível fundamental.

Segundo o presidente do Sinterpa, Edimilson Volpe, pela proposta a implantação deste piso salarial para todas as carreiras pode ser dividido em 3 anos, sendo neste primeiro, um reajuste médio de cerca 26%. “O secretário Lamas apoiou mais uma vez as nossas reivindicações, considerando-as justas, e vai ajudar nesse processo de discussão com os demais representantes do governo”.

Outro ponto discutido na reunião, foram as mudanças essenciais na Lei estadual número 4.188/2012, sobre o PCC da Agraer. As propostas de alterações são para facilitar as promoções funcionais e promover maior redistribuição aos cargos de direção da Agraer para os profissionais de carreira.

Reunião com Fersep

Já na terça-feira, dia 1 de março, o Sinterpa esteve presente numa reunião junto com a Fersep e outros 12 sindicatos. Os secretários estaduais de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, deram uma panorama crítico da situação econômica que o Estado está enfrentando e não acenaram com um índice de reposição salarial para os servidores.

Uma reunião ficou agendada para o próximo dia 11, por meio do Fórum Dialoga, mas os representantes do governo já adiantaram que não devem definir neste encontro o reajuste, protelando as discussões salariais. A maioria dos sindicalistas presentes já deixaram claro que será inaceitável um reajuste menor que a inflação de janeiro de 2015 a maio de 2016, que deve ficar em torno de 15%.

Futuras discussões

O Sinterpa vai continuar negociando, defendendo as reivindicações das categorias que representa, e deve ter uma reunião técnica para discutir efetivamente as propostas apresentadas na segunda quinzena de março, com os representantes da Secretaria de Administração.

Por Assessoria de Comunicação