top of page

Posts Sinterpa

Governador de MS lança programa de recuperação de pastagens


Com o objetivo de conjugar esforços, o governador Reinaldo Azambuja assina com diversos atores da cadeia produtiva um termo de cooperação técnica que garantirá a implantação e execução do “Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas”. O ato de lançamento será nesta terça feira (dia 8), às 14h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.



O programa, que prevê a recuperação em cinco anos do potencial produtivo de dois dos oito milhões de hectares de pastagens que apresentam algum grau de degradação, será gerido pela Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), e prevê impactos econômicos que vão desde o significativo aumento da capacidade de suporte das pastagens, incremento da produção de grãos, carne bovina, cana de açúcar e madeira até o incremento do valor bruto de produção que pode chegar aos 12 bilhões.


Fundamentado na renúncia fiscal para produção incremental, o Governo do Estado lança o programa com previsão de que nove mil novos empregos sejam criados, já que também serão disponibilizados mecanismos para que o produtor mantenha essas áreas recuperadas. Os incentivos a serem oferecidos serão apresentados no ato.


Com exemplo simples, o secretário Fernando Lamas cita dados da Embrapa que demonstram que uma arroba de boi mantido numa pastagem degradada custa em média R$ 120,00 e uma arroba de boi mantido numa pastagem recuperada custa pouco mais R$ 50,00.


Fonte: Sepaf

bottom of page