Assistência Técnica e Extensão Rural serão discutidas em conferência a partir de amanhã
Amanhã (dia 17), às 8 horas, terá início a Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Mato Grosso do Sul. O evento vai ocorrer no auditório da UCDB, em Campo Grande, e segue até dia 18 com a presença de cerca de 200 pessoas.
Com o lema “ATER, agroecologia e alimentos saudáveis”, a conferência tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores familiares brasileiros, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A Conferência Estadual é o local para debater e formular políticas públicas que serão levadas para Conferência Nacional - serão 30 propostas de Mato Grosso do Sul. Dos 181 delegados estaduais, 20 serão eleitos para participar do evento nacional.
A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) vai ocorrer em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016, e deve reunir mil pessoas de todo o Brasil para discutir políticas rurais.
A 2ª Cnater é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Eixos
A 2ª Cnater será norteada por eixos temáticos e transversais:
Eixos temáticos:
1. Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social;
2. Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar;
3. Formação e construção de conhecimentos na ATER.
Eixos transversais:
- Ater para mulheres rurais
- Ater para jovens rurais
- Ater para povos e comunidades tradicionais
Programação da Conferência Estadual de Ater/MS