top of page

Posts Sinterpa

Seminário em Dourados discute bovinocultura do leite


Seminário em Dourados discute bovinocultura do leite

Os aspectos que envolvem o sistema intensivo de produção na bovinocultura do leite serão debatidos num seminário que acontece nesta sexta-feira, dia 13, em Dourados, como parte da programação da Expoagro.


O desafio principal da atividade é aumentar a produtividade e a renda dos produtores que têm o leite como principal fonte de renda. Dos aproximadamente 70 mil agricultores familiares sul mato-grossenses, 80% são produtores de leite, o que representa um potencial a ser explorado.


No seminário, serão realizadas quatro palestras. A primeira começa às 13h30 com o engenheiro agrônomo e extensionista da Agraer, Ivan Macena, que vai falar sobre o cultivo de cana-de-açúcar para alimentação de bovinos leiteiros no período da seca. Nesta palestra, serão abordadas as técnicas de escolha de cultivares de cana-de-açúcar para a alimentação do rebanho leiteiro, épocas de plantio, preparo do solo, correção e adubação do solo, plantio, tratos culturais e colheita da cana-de-açúcar para a alimentação dos animais. Será enfatizada ainda a importância e o baixo custo da utilização da cana-de-açúcar e uréia nesse processo.


A outra palestra será às 15h com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Dr. Rafael Geraldo de Oliveira Alves, com o tema “Programa Terra Boa”. Logo em seguida, às 15h40, o zootecnista e gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer, Roberto Sanches Nakayama, vai palestrar sobre “A alimentação de bovinos leiteiros”.


A última palestra “O desafio de viabilizar a produção de leite em tempos de crise” começa às 16h40 com o engenheiro agrônomo e gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer, Paulo Lobo. Nesta palestra, serão discutidas estratégias para viabilizar a pecuária de leite no cenário atual, com os preços baixos, praticamente congelados, pago ao produtor e insumos inflacionados. Serão discutidas algumas técnicas e manejos que podem ser adotados, para que o produtor possa ser mais eficiente e competitivo na produção de leite.


O seminário é uma realização da Agraer, Sepaf e Governo do Estado.



bottom of page