Posts Sinterpa

Povos rurais se reúnem na Conferência Nacional de Ater em Brasília


Entre 31 de maio e 3 de junho, acontece a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater). Mais de mil pessoas de todo o país estarão na capital federal para discutir os rumos da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os próximos anos, sob o lema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”.


A Conferência é um espaço de debate que visa reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o rural brasileiro. O evento tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as famílias do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos.


Coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o ciclo de conferências começou em outubro de 2015 e teve a participação de mais de 40 mil pessoas de todos os estados brasileiros. As discussões abordam seis eixos: Sistema Nacional de Ater; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; Formação e Construção de Conhecimento na Ater; Ater e Mulheres Rurais; Ater e Jovens Rurais; e Ater e Povos e Comunidades Tradicionais.


Programação

Além das mesas de debate, plenárias e votações, a conferência traz também a MANDALA – Mostra Cultural da 2ª Cnater, com 18 atividades culturais do rural em todo o país, selecionadas por chamada pública. São shows, espetáculos, exposições e oficinas. Outro destaque é a Feira Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, onde 38 empreendimentos do Distrito Federal e entorno vão expor seus produtos saudáveis, sustentáveis e agroecológicos.


O paraibano Chico César se apresenta na noite do dia 1º de junho, já a paraense Dona Onete se apresenta dia 2. Os artistas são os convidados que vão trazer a cultura dos povos do Campo, das Águas e das Florestas em dois grandes shows. O acesso às atrações culturais e à feira é livre, gratuito, sujeito à capacidade máxima do local do evento.


Conferência Estadual

Em Mato Grosso do Sul, a Conferência Estadual ocorreu nos dias 17 e 18 de março, com a participação de 150 pessoas. Na Ceater, 30 proposições foram selecionadas e encaminhadas a Conferência Nacional. Também foram eleitos 20 delegados – sendo 5 profissionais da Agraer - que vão participar do evento nacional.


Segundo o presidente do Sinterpa, Edimilson Volpe, o encontro é fundamental para alinhar as políticas públicas e é o caminho para que esses serviços cheguem a um maior número das propriedades de agricultores familiares e promovam a geração de renda e a produção de alimentos saudáveis.


Serviço:

2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater)

Data: 31 de maio a 3 de junho de 2016

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)


Por: Assessoria de Comunicação


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes