Sinterpa participa das discussões do “Programa Gestão por Competência”

As secretarias de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e de Administração e Desburocratização (SAD) promoveram, na manhã dessa terça-feira (14), mais uma edição do Fórum Dialoga, reunindo lideranças do funcionalismo público. O objetivo foi apresentar e discutir com os dirigentes sindicais o "Programa de Gestão por Competência", que está sendo elaborado pelo Executivo.

O Sinterpa foi representado pelo diretor-presidente, Edimilson Volpe, e pelo diretor de Administração, Tarcizo Francisco da Costa. O evento contou com a palestra “Implantação do Sistema de Gestão pela Competência”, ministrada pela representante do Movimento Brasil Competitivo, Renata Vilhena. Renata detalhou, conceitualmente, o projeto criado para estimular a atuação dos servidores e dar oportunidades de ascensão no quadro funcional, por meio de indicadores que premiem o mérito.

De acordo com o presidente do Sinterpa, Edimilson Volpe, o projeto de gestão por competência ainda está em início da discussão dos sindicatos com o governo. "Para a adesão efetiva dos servidores, será necessário um processo participativo, para que não se torne um fator de descrédito para o governo e desmotivação dos servidores. Trata-se de um sistema de gestão que necessita ser adequado à realidade de cada instituição por meio de diálogo permanente direção/servidores/sociedade”.

No entanto, embora a cautela seja essencial, Edimilson considera que se bem estruturado e conduzido de forma técnica e democrática pode apresentar bons resultados, trazendo possibilidade maior de crescimento profissional. "Este método pode inaugurar uma nova forma de relação entre servidores e o Executivo e, principalmente, atender melhor a sociedade que demanda nossos serviços", comentou Edimilson Volpe.

O sistema de mapeamento das competências dos servidores sul-mato-grossense foi detalhado pela gerente do projeto, a psicóloga e servidora de carreira da SAD, Ana Carina do Prado Ávila Verbisck. Os servidores responderão um questionário on line por meio do site www.meritocracia.ms.gov.br, disponível a partir do dia 16 de junho. Esse é o início do processo, visando levantar as competências necessárias para cada instituição do Executivo.

Por: Assessoria de Comunicação