Posts Sinterpa

9 toneladas de embalagens de agrotóxicos são recolhidas do Assentamento Itamarati


A campanha de coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos “Campo Limpo”, no Assentamento Itamarati, de Ponta Porã, foi considerada um sucesso. De acordo com os dados da Agraer, Iagro e Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), houve uma quantia significativa de frascos recolhidos. “Foram coletadas 7.500 embalagens de defensivos agrícolas, o que representa nove mil quilos de material reciclável”, informou o coordenador da Agraer regional do município, Antônio Carlos Peixoto.


A estimativa é de que mais de 250 pequenos produtores tenham se sensibilizado com a campanha, realizada de 6 a 10 de junho. As embalagens recolhidas na ação poderão ser destinadas a fabricação de sacos de lixo, baldes, lixeiras, garrafas de água sanitária, embalagens de detergentes, conduítes (tubos de instalações elétricas), entre outros utensílios deste gênero.


O objetivo da campanha foi dar destino adequado às embalagens vazias de agrotóxicos, assegurando, consequentemente, a preservação do meio ambiente, evitando, principalmente, a contaminação de nascentes e córregos.


A legislação que regulamenta a destinação das embalagens vazias (Lei 9.974/00) estipula que o agricultor tem o prazo de até um ano após a compra para devolver suas embalagens na unidade de recebimento indicada na NF de compra. Caso haja produto na embalagem, o agricultor deve devolver suas embalagens vazias em até seis meses após o vencimento. Mas caso não faça a entrega, o agricultor pode sofrer penalidades administrativas, além de responder por crime ambiental.


A coleta itinerante foi feita pela Asfron (Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos da Fronteira do MS), em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Inpev.



Fonte: Assessoria de Comunicação e Agraer

Fotos: Agraer e Sifems


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes