Posts Sinterpa

Adesão de Mato Grosso do Sul ao Sisbi pode favorecer agroindústrias familiares


A agricultura familiar é hoje responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam a mesa do brasileiro. Mas quando falamos da industrialização ou processamentos dos produtos do campo, essa realidade não favorece as agroindústrias rurais de pequeno porte. No entanto, uma oportunidade pode se abrir agora para esse segmento: Mato Grosso do Sul acaba de aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA).


Os estados que aderem ao sistema garantem às agroindústrias interessadas a autorização para vender seus produtos de origem animal – como queijos, salames, ovos e mel – não apenas para sua cidade ou estado, mas para todo o país. A adesão beneficia, principalmente, os pequenos estabelecimentos, que têm dificuldade em cumprir todos os requisitos burocráticos e técnicos exigidos pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF).


A expectativa com esse sistema é aumentar o índice de formalização na agroindústria familiar através da simplificação de exigências estruturais e burocráticas para o registro sanitário de produtos agrícolas.


“O sistema representa novas oportunidades de negócios para as agroindústrias já instaladas, as quais poderão aproveitar suas capacidades produtivas ociosas, e serve de estímulo para instalação de novos empreendimentos no setor”, comentou o secretário de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas.


Para o presidente do Sinterpa, Edimilson Volpe, a adesão de Mato Grosso do Sul ao Sibi pode ser um avanço para a agricultura familiar sul-mato-grossense. “Apoiar o agricultor familiar para inclusão aos processos de agroindustrialização da sua produção, gerando emprego e renda, é um objetivo que precisa ser perseguido pelos governo”, comentou Edimilson Volpe.


Até agora, já aderiram ao sistema Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e Goiás.


Por: Assessoria de Comunicação

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes