Posts Sinterpa

Agricultores trocam experiência em Dia de Campo em Batayporã



Trocar experiência e apresentar tecnologias aos produtores rurais sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esse foi o objetivo do dia de campo promovido pela Agraer, em parceira com a Embrapa Agropecuária Oeste e Prefeitura Municipal de Batayporã, realizado na propriedade do agricultor familiar José Teodoro dos Santos, localizada no Assentamento São João. A ação contou com a participação de produtores de quatro municípios: Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema e Taquarussu.


A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. Dessa forma, permite a diversificação das atividades econômicas na propriedade.


Técnicos da Agraer e da Embrapra também apresentaram alternativas para alimentação do gado leiteiro com a distribuição de mudas de espécies forrageiras aos participantes; técnica de higienização da ordenha; e um sistema de produção de hortaliças sem o uso de agrotóxicos conhecido como PAIS (Produção Agroecológica Integrado e Sustentável).


O casal de agricultores José Teodoro e Regina trabalha com gado leiteiro numa propriedade de 12 hectares, onde também produz hortaliças que são comercializadas na feira e no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Atualmente, o produtor utiliza a área para o pastejo das vacas leiterias em período integral e algumas das árvores de eucalipto foram para a construção de um curral e construção de um barracão.


Os produtores que participaram do dia de campo fazem parte da Chamada Pública Incra do Núcleo Angélica e também do Programa Leite Forte, desenvolvido pela Agraer.


Por: Assessoria de Comunicação


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes