Posts Sinterpa

Produtores rurais de Angélica e Ivinhema trocam experiências na produção de hortaliças


Na quinta-feira da semana passada (dia 21), a Agraer realizou a integração entre os produtores rurais de Angélica e Ivinhema como forma de difusão de conhecimentos e troca de experiências na atividade olerícola.


A crescente demanda por alimentos de qualidade vem aumentando o interesse dos produtores rurais em cultivar hortaliças, fazendo com que os responsáveis pela assistência técnica busquem formas de transmitir na prática conhecimentos que possam otimizar a produção e atender os anseios da sociedade.


Esta visita foi realizada no sítio dos produtores João Vanderlei Gazola e Aparecida Gazola, localizado na Gleba Vitória, em Ivinhema. O casal se destaca por estarem há quatro anos na atividade e estão em franca expansão, fornecendo seus produtos para inúmeros municípios da região.


Por não necessitar de grandes áreas, a produção de olerícolas é uma alternativa atrativa para os pequenos agricultores. “Consegui não só trocar informações sobre variedades de folhosas e técnicas de adubação, mas também tive a oportunidade de conhecer adaptações que facilitam muito o trabalho nos canteiros. Agradeço a oportunidade e espero participar de outras visitas”, afirmou Cleber Luz Graciano, produtor de hortaliças de Angélica.


Outra característica desse segmento é a participação das famílias nos trabalhos de produção. Um exemplo é o produtor José Teixeira, do distrito de Ipezal, que esteve presente neste encontro junto com o filho, Jean Teixeira, e a nora, Valéria Mariano. Eles puderam desde já conhecer a parte prática do ramo que pretendem ingressar.


O engenheiro agrônomo George Pereira, da Agraer de Angélica, disse que é imensurável a satisfação em poder participar da ação: “Podemos observar a cooperação entre os produtores dos municípios vizinhos através da alegria com a qual eles se integram, sendo tanto por parte dos produtores anfitriões quanto dos visitantes. É uma verdadeira troca de experiências de vida, coroada com uma divisão de conhecimentos sobre diferentes técnicas de cultivo”.


O técnico de Desenvolvimento Rural da Agraer de Ivinhema, Valdeci Sebastião da Silva, também acompanhou o grupo e contribuiu com seu conhecimento na atividade.

Por: Assessoria de Comunicação


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes