Posts Sinterpa

MS celebra 37 anos de extensão rural com homenagens e investimento de R$ 15 milhões


Em evento alusivo ao aniversário de 37 anos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), nesta segunda-feira (12), o governador Reinaldo Azambuja destacou a extensão rural como ferramenta para promoção da qualidade de vida na agricultura familiar. Para Reinaldo, o trabalho de assistência técnica oferecido pela Agraer é fundamental para dar condição de produtividade e evolução de renda ao pequeno produtor.


“A extensão rural é o principal apoio ao pequeno produtor. A Agraer faz essa função, pulverizando o número de agentes nos 79 municípios do Estado e levando opções de sustentabilidade e produção. A Agraer vem evoluindo nesses 37 anos e essa evolução é sentida nas boas práticas para o pequeno produtor melhorar a produção e aumentar a renda, refletindo na qualidade de vida”, falou o governador.


Segundo Reinaldo, o Governo do Estado investe diretamente na agricultura familiar com entregas de equipamentos, assistência técnica e qualificação de mão de obra. Ele destacou investimentos de R$ 15 milhões na área, fruto de parceria entre o Governo e parlamentares, por meio de emendas.


O governador ainda reforçou a necessidade de dar segurança ao pequeno produtor, “para que ele não migre para as cidades devido à falta de opções”. Como exemplo, Reinaldo citou investimentos em assentamentos: “dar condições de infraestrutura e de produtividade”. Ele ainda lembrou que o Estado diminuiu a importação de frutas, legumes e verduras de outros estados graças do investimento na agricultura familiar. “Um trabalho de organização do sistema de produção e de mercado para diminuir a importação e usar a agricultura familiar para cobrir essa demanda por produtos que são consumidos pelos sul-mato-grossenses”.


No Estado, são 33 mil famílias de agricultores familiares atendidas pela Agraer. “A Agraer vem atendendo cerca de 33 mil famílias agrícolas nos últimos 20 anos. A demanda no Estado é grande e a nossa missão é buscar cada vez mais estratégias que fomentem a diversificação de produtos, o acesso ao crédito e o incentivo a comercialização de tudo que sai da pequena propriedade. Ainda temos muito para avançar, mas a equipe da Agraer tem se esforçado para trazer recursos e conhecimentos, e formar boas parcerias de modo que beneficie à população do campo”, enfatizou o diretor-presidente da agência, Enelvo Felini.


Homenagens

Ainda durante o evento alusivo aos 37 anos da Agraer, foram realizados atos solenes de reconhecimento de “Boas Iniciativas de Assistência e Extensão Rural e Comemoração do Dia da Extensão Rural”; de homenagem a 10 agricultores familiares e extensionistas com a entrega do “Certificado de Mérito”; e entrega do “Selo Quilombola do Brasil” à família Quintino, de Pedro Gomes – selo instituído pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário para identificação de produtos oriundos dessas comunidades.


Para quem divide parte do seu tempo entre a colheita de frutos do cerrado e a produção de alimentos, pães e doces para a merenda escolar, a premiação recebida das mãos do governador serve como incentivo, conforme avalia a produtora Jane Cléia, do assentamento São Miguel, em Anastácio. “No assentamento, trabalhamos com cumbaru, boicaúva e pequi na fabricação de alimentos para comercialização em feiras e, também, no PNAE [Programa de Nacional de Alimentação Escolar]. Receber esta placa é uma alegria enorme, porque a gente passa tanto tempo envolvida com os afazeres nos sítios e nem sempre as pessoas da cidade têm ideia do nosso trabalho. É uma forma de divulgar o nosso trabalho”.


Em alusão ao “Dia do Extensionista Rural”, celebrado em 6 de dezembro, foram condecorados também servidores de carreira da Agraer que há anos vem prestando relevantes serviços à agricultura familiar no Estado.


Por: Assessoria de Comunicação do Governo/MS

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes