Pesquisa da Agraer incentiva produtores com distribuição de mudas de capim, cana e batata-doce

Para dar suporte aos pequenos produtores de leite quanto à alimentação do rebanho, em especial, no período de estiagem, os pesquisadores da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) estão com mudas prontas de quatro variedades de capim: Tifton, Jiggs, Missioneira e Porto Rico.
“Além das variedades de capim, também, estamos com nove variedades de batata-doce e quatro de cana-de-açúcar. No caso da cana e do capim, por exemplo, o objetivo maior é distribuir mudas para as famílias que trabalham com o leite”, explica o engenheiro agrônomo e gerente do Cepaer, Antônio Ayrton Morcelli.
Foram reservados três hectares para as atividades de cultivo, sendo: um hectare para a batata-doce, meio hectare para o capim e 1,5 hectares para a cana-de-açúcar.
As mudas estão sendo cultivadas nas dependências da Cepaer. Cada cultura conta com a colaboração de um pesquisador, conforme a especialidade de cada um. Praticamente todas as plantas já estão prontas para o repasse. “Das variedades de cana-de-açúcar cultivadas, duas serão distribuídas, a RB72454 e RB 855536. A escolha se deve pelo fato que elas são as mais resistentes às pragas e doenças. Este requisito também foi usado para a batata-doce”, informou o pesquisador e gerente do Cepaer.
O próximo passo, agora, é fazer com que as mudas cheguem às mãos de quem realmente interessa, o produtor. “Distribuiremos em pequenas porções para cada produtor que tiver interesse. A ideia é que cada produtor saia daqui com a quantidade suficiente para replantar em suas terras e dar continuidade ao trabalho. Com um bom planejamento é possível cultivar tudo e dar direcionamento correto para a geração de renda na propriedade”, enfatizou Ayrton.
Os pequenos produtores ou técnicos da Agraer, que prestam atendimento de Ater, interessados nas mudas podem ligar nos seguintes telefones: (67) 3318-5199 (GDA) ou 3365-9761 (Cepaer).
Por: Assessoria da Agraer