Mel de apicultores do Pantanal recebe prêmio internacional

O mel da Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana) será premiado na edição 2017 do “Concurso de Buenas Prácticas en Agricultura Familiar do Mercosul”, realizado pela Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). O evento de premiação acontecerá de 19 a 23 de junho, em Santiago, Chile.

 

O produto sul-mato-grossense foi o único do Centro-Oeste classificado e será premiado na categoria Associativismo para Crescer. A iniciativa foi inscrita no concurso pela zootecnista e coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze.

 

“A gente soube do edital de última hora, participamos de uma forma despretensiosa. Contudo, é uma satisfação muito grande porque a gente vai levar o nome do Estado e da nossa agricultura familiar. A apicultura, a agricultura familiar e a Agraer ficarão ainda mais fortalecidas com esse prêmio que reconhece a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos pequenos produtores”, comentou.

 

Além de Mato Grosso do Sul, também serão premiadas outras dois projetos brasileiros (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), todos eles ligados a entidades estaduais de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).

 

Alespana

Fundada no ano de 2001, a Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana) começou com seis produtores e, hoje, possui 42 sócios, sendo 32 homens e 10 mulheres. Terenos, Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Miranda e Dois Irmãos do Buriti são as seis cidades nas quais os apicultores exercem suas atividades. E graças a qualidade do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o grupo elevou a produção de 9 toneladas em 2003 para 64 toneladas até 2014.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agraer

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa