Uso da tecnologia garante agilidade e precisão na execução de atividades agrícolas

 

 

Atividades agrícolas que poderiam demorar dias para serem executadas, como, por exemplo, o mapeamento de uma propriedade, hoje podem ser feitas em poucas horas graças ao uso da tecnologia no campo. Dados que eram monitorados mensalmente agora podem ser obtidos em tempo real. A inovação tecnológica transformou a vida rural.

 

Desde grandes máquinas até pequenos equipamentos e aplicativos facilitam o monitoramento de uma propriedade rural. O gestor de desenvolvimento rural da Agraer no município de Deodápolis, Douglas Pellin, utiliza um drone para fazer as avaliações agronômicas. “Com esse equipamento consigo fazer o mapeamento 3D, dimensionamento de área, topografia, índice de formação de pastagem, identificar o tamanho de uma área da lavoura que tenha sido danificada por um porco, por exemplo, e até medir o volume de terra para conter uma voçoroca que tenha se formado na propriedade”, detalha.

 

O gestor utiliza o equipamento particular em suas atividades na Agraer desde o mês de junho e já percebeu a mudança na rotina de trabalho. “É uma inovação tecnológica que garante agilidade e precisão ao meu trabalho”, afirmou Pellin.

 

Pesquisa

O mestrando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jimmy Alegre, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o uso da tecnologia no campo. “Dos 120 entrevistados que foram registrados até agora, a maioria são produtores rurais e profissionais da área que sabem da importância do uso da tecnologia, mas ainda não a utilizam por falta de recursos ou de suporte”, explicou.

 

De acordo com Jimmy Alegre, o uso da tecnologia é o grande gargalo do setor rural hoje, mas este cenário começa a mudar até mesmo por causa dos jovens que assumem a propriedade dos pais, se formam em Agronomia e Engenharia Agrícola e chegam no campo já com os conhecimentos dos avanços da tecnologia.

 

Por: Assessoria de Comunicação Sinterpa

Foto: Divulgação/SNA

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa