Posts Sinterpa

Agricultores familiares aprendem a fazer inseticidas naturais


Em Terenos, 16 agricultores familiares dos assentamentos Paraíso e Patagônia participaram do curso “Demonstração de Método de Caldas Bordalesa e Inseticidas Naturais para Horta, Pomar e Jardim”. A capacitação promovida pela Agraer, nas dependências do assentamento Patagônia, foi idealizada pela técnica agropecuária Solange Fernandes.


"Em minhas visitas aos sítios da região observei a dificuldade encontrada pelos produtores para combater as doenças e pragas. Foi aí que surgiu a ideia de habilitar os agricultores familiares com práticas na utilização de meios eficazes no combate das pragas e doenças nas hortas, pomares e jardins”, ressaltou Solange.


A técnica repassada ao grupo consistiu basicamente na utilização de receitas naturais e economicamente viáveis, ou seja, nada do que foi ensinado aos agricultores familiares é de difícil acesso. Toda a matéria-prima pode ser encontrada dentro da pequena propriedade.


Outro ponto importante abordado no curso foi os tipos de doenças e pragas mais corriqueiras nas áreas de cultivo. Dentre as pragas foram citados, os pulgões preto do citrus, as cochonilhas com e sem escamas, os ácaros, a mosca branca, a cigarrinha, a lesma, os caracóis, os tatuzinhos, percevejos, formiga cortadeira e a doceira, lagartas, cupins subterrâneas e de madeira seca, lacraia ou tesourinha, besouro, brocas, entre outros insetos.


“Também aproveitamos para comentar sobre os inimigos naturais de certos tipos de insetos, por exemplo, os pulgões têm as joaninhas e as vespas como predadores”, disse a técnica agropecuária que também falou sobre as principais doenças como a fumagina (doença causada por fungos) e a antracnose (doença resultante da infecção das plantas), “Explicamos sobre quais são as receitas naturais para cada tipo de problema, doenças e pragas, ensinando os ingredientes e o modo de preparo e de uso”, comentou a técnica agropecuária.


Os agricultores familiares receberam um livreto como material de apoio durante a aula. “É um informativo com várias receitas de inseticidas naturais, repelentes e caldas. Tudo para que eles possam consultar em um momento de dúvida, preparo ou uso”, disse Solange Fernandes.


Por: Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes