Produtores recebem orientações sobre produção de silagem de capim Mombaça
Produtores do Assentamento Teijin, em Nova Andradina, estão recebendo orientações da Agraer sobre a produção de silagem de capim Mombaça como alternativa para alimentação do gado no período de inverno.
Todos os anos a pecuária sofre com o clima frio e seco, que diminui o crescimento das pastagens e resulta em diminuição na produção do leite, carne, emagrecimento dos animais e, em alguns casos, até a morte destes por falta de alimento.
Uma das formas de resolver este problema é o armazenamento de alimento produzido no período das águas sob a forma de silagem. A silagem mais comum é a do milho ou sorgo, mas também tem se obtido bons resultados com o milheto e capins, em especial o capim Mombaça.
Com o intuito de fornecer alternativas para o produtor rural, a Agraer vem orientando a produção de silagem de capim Mombaça. No lote do produtor Ilson Luiz da Silva, que fica no Assentamento Teijin, foram feitos 2,5 hectares, onde se recomendou calagem, adubação, e com 90 dias após formada a pastagem, foi feita a ensilagem.
“O uso do capim Mombaça para silagem apresenta algumas vantagens como maior resistência a estiagens, menor custo de produção, facilidade de plantio, possibilidade de nova ensilagem ou pastoreio da área após a silagem, mostrando-se também uma alternativa interessante como alimento para bovinos no período seco”, explica o agrônomo da Agraer de Nova Andradina, Rodrigo Zanoni.
Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Agraer de Nova Andradina pelo telefone 3441-1779.
Fonte: Agraer
Fotos: Agraer Nova Andradina