Posts Sinterpa

Servidores são treinados para uso de novos aparelhos em levantamentos topográficos


Nos últimos anos, houve um grande avanço no desenvolvimento de técnicas e tecnologias dentro das áreas de agrimensura, cartografia, topografia, geoprocessamento e afins.


Com a responsabilidade de atuar também dentro das questões territoriais (regularizar terras, zoneamento ecológico, perícias em propriedades, desapropriação, inventários, etc) em Mato Grosso do Sul, é que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu no dia 8 de fevereiro, um treinamento operacional com os novos equipamentos aplicados aos levantamentos topográficos.


O treinamento foi promovido por profissionais da empresa Zamir Geo-tecnologia. “Foi uma ação rápida para preparar os técnicos da Agraer a operacionalizar os equipamentos recém adquiridos via licitação”, explicou o chefe do setor de Agrimensura e Assentamento, Flávio Lúcio Pereira.


Formado por três itens (prisma, GPS e uma estação total), os equipamentos avaliados em R$ 200 mil foram adquiridos via licitação. “São equipamentos de última geração que vão possibilitar uma maior qualidade na precisão dos dados levantados pelos profissionais que vão a campo”, enfatizou o monitor do treinamento, Heitor Martins.


Equipamentos

Estação Total ou taqueômetro é basicamente um instrumento computadorizado de medição de ângulos (horizontais e verticais) e distâncias, que substitui a grande maioria dos equipamentos usados para medições em campo conhecidos até então.


Entre outros recursos, ela possui um distanciômetro e um nível (ambos de grande precisão), uma calculadora e uma caderneta eletrônica. Todos estes dispositivos são computadorizados e integrados, o que aumenta a confiabilidade por si só.


Os benefícios trazidos para os profissionais pelas estações totais são vários, entre eles: a redução de custos obtida (são necessários menos profissionais para fazer o mesmo serviço) e o aumento de produtividade, o que reduz os riscos de erros nas medições.


Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.


GPS ou Sistema de Posicionamento Global é um dos novos instrumentos que revolucionou a medição de posicionamentos. A possibilidade de se ver um terreno de cima, com a fotogrametria ou com o sensoriamento remoto orbital (imagens de satélite) garante maior rapidez ao levantamento dos dados. Para os agrimensores, o GPS ajuda a diminuir os custos por obter levantamentos precisos mais rapidamente.


Fonte: Agraer

Fotos: Néia Maceno/Assessoria de Comunicação da Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes