Servidores da Agraer não terão desconto da contribuição sindical

Com a Reforma Trabalhista, o imposto sindical, que era obrigatório, passou a ser optativo. Com isso, a Agraer informou, via comunicação interna, que “não vai descontar, compulsoriamente, de seus servidores o valor referente à contribuição sindical e somente poderá fazê-lo diante da prévia e expressa autorização do sindicalizado”.

No mesmo comunicado, o chefe do setor de Recursos Humanos informa que: “não será descontado do servidor público o valor referente a um dia de trabalho, fato que ocorria no mês de março cada ano”.

Apesar da perda de recursos, o Sinterpa é favorável a decisão de não cobrar a contribuição sindical, já que anteriormente, por ser obrigatória, atingia todos os servidores indistintamente, inclusive aqueles que são filiados e pagam a contribuição mensal.

No entanto, o Sinterpa ressalta que a sua sobrevivência depende da filiação e contribuição voluntária daqueles que porventura não são filiados. Esses recursos servem para que a entidade sindical possa arcar com a persistente atuação em prol dos servidores estaduais, como: da atual conquista de regime de expediente de seis horas para os servidores nas unidades da Agraer e Iagro; da assessoria jurídica permanente e gratuita; das campanhas salariais continuadas; da luta contra o ataque constante ao direito dos servidores; dentre outros exemplos.

Veja abaixo o comunicado do RH da Agraer: