Posts Sinterpa

Dia Mundial da Água é marcado por debates sobre uso sustentável na agricultura


Considerando que cerca de 2/3 da água do mundo é usada para a produção de alimentos, em especial a agricultura e pecuária, uma das preocupações de especialistas de diversos setores é com a utilização deste recurso nas atividades rurais.


O tema é foco de um dos debates que estão acontecendo no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, no qual foi apresentado o estudo “Agricultura irrigada sustentável no Brasil: identificação de áreas prioritárias” elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O levantamento aponta que, em cinco anos, a área irrigada no Brasil pode crescer 65%.


A estimativa mais recente da Agência Nacional de Águas (ANA) indica que em 2015 o Brasil atingiu a marca de 6,95 milhões de hectares de área irrigada. Com o potencial agora indicado pela FAO seria possível alcançar, portanto, um total de quase 11,5 milhões de hectares.


O Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para alertar a comunidade internacional sobre questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. A preservação da água é indispensável para a sobrevivência de diversas espécies animais e vegetais.


Escassez

O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, destaca que a água doce tem se tornado um dos recursos mais escassos do século XXI e que diante desse cenário surge o desafio de garantir investimentos eficazes para otimizar o uso dos recursos hídricos. Ele lembra que levantamentos da própria FAO apontam que a agricultura é a principal usuária dos recursos hídricos disponíveis, com uma média de 70% do consumo mundial de água.


Daí a importância da agricultura irrigada sustentável, que envolve práticas agrícolas que atendam às necessidades sociais atuais e futuras por alimentos e por fibras; que permitam a manutenção dos serviços ambientais dos ecossistemas e que possibilitem uma vida saudável para agricultores e consumidores, sempre de forma ética.


Água potável

De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, 12% da água doce do mundo está no Brasil. O país é privilegiado por seus aquíferos, que armazenam a água no solo. O Aquífero Guarani, por exemplo, é o maior do mundo, com uma reserva de, aproximadamente, 45 mil quilômetros cúbicos de água. Está distribuído entre os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.


No entanto, os números mostram que essa “abundância” não representa oferta de água potável a toda a população. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 34 milhões de brasileiros não têm acesso à rede de abastecimento de água potável.


Outro problema está relacionado às perdas de água potável. O Brasil registra grande desperdício de seus recursos hídricos: 20% a 60% da água tratada para consumo se perde na distribuição.


Com informações do Canal Rural

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes