Símbolo de MS, guavira é tema de seminário estadual

O I Seminário Estadual da Guavira será realizado nos dias 12 e 13 de abril com a participação de pesquisadores e especialistas das áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O encontro será no Anfiteatro do Complexo Multiuso “Dercir Pedro de Oliveira”, que fica no campus da UFMS, em Campo Grande.
Além de contribuir para reforçar a importância da guavira, que se tornou fruto símbolo da cultura sul mato-grossense graças a Lei 5.082/17, o objetivo do evento é estimular estudos técnico-científicos, cultivo sustentável e geração de novos produtos a partir da guavira.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. O evento foi organizado por uma comissão formada por representantes da FIOCRUZ Mato Grosso do Sul, AGRAER, UFMS, UCDB, UNIDERP, Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, SEBRAE e Assembleia Legislativa.
Fruta símbolo
A idealização do I Seminário Estadual da Guavira ocorreu em virtude da aprovação e publicação da Lei Estadual Nº 5.082 de 07 de novembro de 2017, de autoria do deputado estadual Renato Câmara. A referida Lei declara a guavira (Campomanesia spp) como fruto símbolo do estado de Mato Grosso do Sul.
Programação
Serão realizadas palestras, mesas de debate e formação de grupos de trabalho. Entre os assuntos abordados estão aspectos culturais, turismo, gastronomia, cadeia produtiva, pesquisa e preservação.
A engenheira agrônoma e pesquisadora Ana Cristina Araújo Ajalla está entre as palestrantes. Ela é coordenadora de pesquisa da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) e apresentará o tema “Conservação e cultivo da guavira”, no dia 13 de abril.
Durante o evento também serão realizadas exposições de fotografias, de artesanato e de produtos oriundos da guavira. Para a participar da exposição coletiva de fotografias da guavira é necessário fazer a inscrição prévia, clicando aqui.
Confira a programação completa:
