Seminário Regional do Leite apresenta alternativas de pastagem e perspectivas de mercado

Com a proximidade do inverno, um dos desafios dos produtores de leite é garantir alimento para o gado, pois a estiagem provoca a escassez de pastagem. Como evitar prejuízos e manter a produção com técnicas simples e eficientes? Esse será um dos temas abordados no Seminário Regional do Leite, que será realizado, no dia 17 de maio, em Dourados. O evento - que também vai apresentar um panorama das perspectivas para o setor leiteiro - faz parte da programação da 54ª Expoagro, que acontece de 11 a 20 de maio.

No Estado, mais de 65 mil famílias dependem diretamente da atividade leiteira. “O seminário do leite já é tradicional na Expoagro e a expectativa é reunir produtores e lideranças do setor de todo o Estado. Cooperativas de Eldorado, Mundo Novo e Itaquiraí já estão confirmando presença”, explicou o coordenador municipal da Agraer em Dourados, André Luiz Moreira Paes de Barros.

Serão realizadas duas palestras. Às 13h30, o debate será “Cenário e perspectivas de mercado do leite”, com o presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges. “Essa é uma palestra que vai trazer as perspectivas a longo prazo sobre o setor e o consumo de leite e seus derivados como queijo, leite condensado, doce de leite, requeijão cremoso. São informações que ajudam o produtor a tomar decisões e a planejar os investimentos”, explica o gestor de desenvolvimento rural da Agraer, Roberto Nakayama.

Após a apresentação do presidente da Abraleite, às 15h, Nakayama vai ministrar uma palestra sobre “Alternativas de Alimentação para Vacas Leiteiras no Inverno”.O objetivo é mostrar alternativas eficientes, simples e baratas para garantir a alimentação do gado leiteiro e manter a produção mesmo na época de inverno, quando a forragem seca ou fica com a qualidade ruim.

“Apresentamos alternativas que vão desde as mais simples até as mais sofisticadas. Temos a utilização de cana com uréia, a hidrólise da cana com cal virgem, a utilização de capineiras, principalmente as últimas capineiras que a Embrapa tem lançado, como o capim capiaçu, e ainda tem a silagem de milho e o feno, que, ao contrário do que muitos produtores acreditam, pode ser produzido sem máquina”, esclarece Nakayama.

Inscrições

O Seminário Regional do Leite será no auditório do Sindicato Rural de Dourados, dentro da Expoagro. As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo Sympla ou pelo site www.sympla.com.br.

Seminário Regional do Leite

Data: 17 de maio (quinta-feira), a partir das 13h

Local: Auditório Principal da Expoagro - Sindicato Rural de Dourados

Programação

A programação da Expoagro inclui ainda outras atividades relacionadas a agricultura familiar. Confira abaixo:

Data: 15 de maio (terça-feira), às 8h

Oficina “Manejo e benefícios da moringa” - engenheiro agrônomo Flávio de Oliveira (gestor de desenvolvimento rural de Dourados)

Data: 16 de maio (quarta-feira), 8h às 16h

Oficina “Uso de drones na agricultura de precisão” engenheiro agrônomo Douglas Pellin (gestor de desenvolvimento rural da Agraer em Deodápolis)

Data: 17 de maio (quinta-feira), 14h às 17h

Oficina de Capacitações “Cultura do Abacaxi” – Gilberto Macedo (Agraer Itaporã)

Local: Projeto Fazendinha – Parque de Exposições de Dourados

Data: 17 de maio (quinta-feira), às 13h30

Mostra de Identificação de Pragas e Doenças de Frutíferas - pesquisadores Isaias de Oliveira e Heber Ferreira dos Reis

Data: 18 de maio (sexta-feira), 8h30 às 16h

Oficina “Produção Artesanal de Cerveja” (goiaba e mel) - engenheira de alimentos Samara Teodoro

Data: 18 de maio (sexta-feira), 14h às 17h

Oficina de Capacitações “Cultura da Goiaba” – Gilberto Macedo (Agraer Itaporã)

Local: Projeto Fazendinha – Parque de Exposições de Dourados

As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo telefone (67) 3423 1331. As vagas são limitadas.

Por: Assessoria de Comunicação Sinterpa

Foto: Iepec