Agraer busca fomentar cultivo da banana no município de Itaquiraí

25.05.2018

Técnicos da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Itaquiraí, desenvolveram ações para despertar o interesse dos produtores pelo cultivo da banana no município.

 

A palestra foi ministrada pelo pesquisador Rogério Franchini e o engenheiro agrônomo Juarez Silva, ambos servidores da Agraer. “Durante o encontro, nós tratados temas importantes relacionados à logística e mercado, que hoje é o grande ponto de estrangulamento que geralmente inviabiliza a produção”, disse Juarez Silva.

 

“Foi um momento no sentido de organizar, fortalecer e fomentar a cadeia produtiva da banana dialogando com as instituições ligadas para que a cultura seja mais uma alternativa de renda dando qualidade de vida aos agricultores familiares”, pontuou o pesquisador Franchini.

 

Atualmente, Itaquiraí conta com um grupo de 14 produtores em torno de 6.000 pés de bananas, principalmente, nos assentamentos Indaiá e Sul Bonito. Os agricultores entregam seus produtos via Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar, nos municípios de Itaquiraí e Caarapó.

 

“Eles já possuem uma cama climatizadora que foi financiada via Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] que facilita muito a comercialização. Acredito que os produtores ficam muito empolgados e se sentem motivados a melhorar suas atividades. Vale ressaltar que o cenário futuro da fruticultura é promissor, os produtores acreditam e querem ampliar e investir na cultura”, avaliou a engenheira agrônoma da Agraer de Itaquiraí, Ariadne Gheller.

 

A banana é uma fruta de consumo universal, sendo umas das mais consumidas no mundo. A cultura ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas no Brasil e a terceira posição em área colhida.

 

Fonte: Agraer 

Fotos: Agraer de Itaquiraí

Foto Capa: Divulgação

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa