Posts Sinterpa

Cursos de recuperação de áreas degradadas são oferecidos para proprietários rurais da sub-bacia do r


Proprietários rurais de seis municípios da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Taquari poderão participar dos cursos de recuperação de áreas degradadas que serão oferecidos gratuitamente de 27 de julho a 31 de agosto.


Os cursos serão realizados em Alcinópolis, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste e fazem parte do projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari”, desenvolvido com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Governo Federal em razão da necessidade de intervenções ambientais nessa região.


Os proprietários rurais desses municípios serão capacitados a realizar ações de recuperação de áreas degradadas com enfoque no manejo integrado de microbacias. Cada curso terá carga horária de 8 horas-aula, sendo quatro horas de conteúdo teórico e quatro horas de prática. As aulas serão ministradas por técnicos da Agraer e do Imasul.


O próximo “Curso para Recuperação de Áreas Degradadas da Sub-bacia Hidrográfica do rio Taquari” será realizado no município de Pedro Gomes, no dia 27 de julho, no Sindicado Rural Patronal, Rodovia Lauredano Mendes Fontoura, Km 1.


Na parte da manhã haverá duas palestras: técnico da Agraer vai abordar a recuperação de áreas degradadas na Sub-bacia Hidrográfica do rio Taquari – princípios básicos, legislação ambiental e técnicas; já o técnico do Imasul falará sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). No período da tarde o grupo faz atividade de campo com visita a áreas de recuperação do projeto Taquari.


Programação

Os demais cursos serão realizados conforme segue:

Pedro Gomes – 27 de julho;

Alcinópolis – 3 de agosto;

Camapuã – 10 de agosto;

São Gabriel do Oeste – 17 de agosto;

Figueirão – 24 de agosto;

Rio Verde de Mato Grosso – 31 de agosto


Os locais de realização dos cursos e demais informações pertinentes estão disponíveis no site do Imasul.


O Projeto

O projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari” visa a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.


Para alcançar os objetivos propostos foram planejadas quatro metas:

1. Articulação, Mobilização e Produção de Material para Capacitação Comunitária;

2. Capacitação para Recuperação de Áreas Degradadas da Sub-bacia do rio Taquari;

3. Capacitação para Implantação da Rede de Viveiros na Sub-bacia do rio Taquari;

4. Seminário Final do Projeto.


Texto e foto: Semagro



Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes