Agroecologia é tema de feira internacional em MS

16.10.2018

No período de 11 a 14 de novembro, a UFMS irá sediar a nova edição do Agroecol 2018. Neste ano, a temática principal visa abordar os “Sistemas agroalimentares, sociobiodiversidade, saúde e educação: desafios e perspectivas”.

 

O evento visa reunir agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, professores, gestores, estudantes, consumidores de produtos agroecológicos e orgânicos, assim como outros interessados pelo tema. A feira acontece no Teatro Glauce Rocha e complexo multiuso no campus da UFMS.

 

“O encontro é realizado desde 2002 e está na sua terceira edição internacional”, diz Luiz Alejandro Lasso, professor da UFMS que coordena a organização. “Vamos discutir temáticas relacionadas à saúde pública, educação, comercialização e uso dos produtos da biodiversidade local, sistemas de produção agroflorestal e alternativos, produção e comercialização de produtos da economia solidária”.

 

Entre as atividades da Agroecol 2018 estão mesas redondas temáticas com a participação de convidados do Uruguai, Argentina e Colômbia. Também são esperados representantes de universidades do Paraguai e Bolívia. O encontro irá oferecer palestras ministradas por profissionais do Brasil e exterior, apresentação de trabalhos técnico-científicos, discussões em grupos, minicursos e oficinas, além do intercâmbio de experiências individuais e coletivas.

 

“É um evento que tem uma preocupação científica e técnica, mas que tem principalmente a intenção de comunicar, de reunir as pessoas interessadas – não só pesquisadores, mas agricultores, produtores, técnicos, estudantes e cidadãos que estejam preocupados com a questão do alimento e sustentabilidade”, diz Alejandro. “O Agroecol é, principalmente, um momento de encontro e celebração”.

 

Durante a feira, serão realizados simultaneamente os seguintes eventos:

2º Seminário de Agroecologia da América do Sul

1ª Jornada Internacional de Educação do Campo

6º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul

5º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul

2º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul

 

Inscrições

As inscrições na Agroecol 2018 podem ser feitas pelo portal do evento no link www.cpao.embrapa.br/agroecol2018 até o dia 27 de outubro (o desconto é concedido a quem fizer a inscrição até o dia 15). Estudantes da UFMS estão isentos de pagamento. A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 15 deste mês pelo mesmo portal. Há possibilidade de alojamento para os visitantes: para saber mais a respeito, acesse a página do evento no Facebook no endereço https://www.facebook.com/Agroecol2018.

 

A Agroecol 2018 é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Oswaldo Cruz/MS, SEMAGRO, UCDB, FAPEC, FETEMS, Núcleo de Agroecologia do Ensino, Pesquisa, Extensão e Saberes Tradicionais de MS, Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), Segov, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa Pantanal e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) com o apoio da Embrapa Agropecuária Oeste.

 

A promoção é realizada pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia, Fórum Brasileiro de Educação do Campo, Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.

 

Programação da Agroecol 2018:

11 de novembro, domingo

14h - Credenciamento e lançamento da Feira Agroecológica e de Sementes Crioulas

15h - Abertura oficial do evento com atividades culturais

 

12 de novembro, segunda-feira

8h às 11h - Credenciamento dos grupos temáticos (GTs) orientados à construção da Carta de Campo Grande

13h30 às 14h30 - Abertura científica do evento

14h30 às 17h30 - mesa redonda de abertura: Sistemas Agroalimentares Globais e Sociobiodiversidade: desafios e perspectivas

 

13 de novembro, terça-feira

08h às 11h - mesa redonda 1 (Agroecologia e saúde coletiva: convergindo para a soberania popular) e mesa redonda 2 (Redes de comercialização da agroecologia e economia solidária)

13h às 14h - Apresentação de banners

14h30 às 17h30 - mesa redonda 3 (Sistemas agroflorestais em bases agroecológicas e a transformação da vida das pessoas e de paisagens) e mesa redonda 4 (Produção de grãos orgânicos em base agroecológica) / reunião CNAPO

 

14 de novembro, quarta-feira

08h às 11h - mesa redonda 5 (Educação do campo e agroecologia: debate para a construção do plano estadual de educação do campo) e mesa redonda 6 (Agroindústria familiar dos produtos da sociobiodiversidade e agregação de valor)

13h às 14h - Apresentação de banners

14h às 17h - oficinas técnicas / grupos temáticos / reunião CNAPO

17h15 - Apresentação da Carta de Campo Grande e encerramento cultural

 

Fonte: Embrapa Pantanal e UFMS

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa