Agraer ministra palestra em parceria com campus do IFMS em Nova Andradina

08.11.2018

 

A Agraer apresentou aos alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção de Grãos, do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, uma palestra sobre os trabalhos da instituição estadual na agricultura familiar, em especial, no município de Nova Andradina.


O objetivo foi mostrar a atuação dos técnicos da Agraer junto aos agricultores familiares, como: assistência técnica com elaboração de projetos, recomendações de adubação e calagem para implantação de pastagens e lavouras, controle de pragas e doenças, estratégias de alimentação do gado leiteiro no período seco (utilização de capineiras, silagens, cana de açúcar e ureia), diversificação da propriedade rural (fruticultura, culturas do urucum, mandioca, etc), entre outras atividades. 


“Além destas atividades também realizamos trabalhos de extensão rural levando informações aos agricultores familiares quanto as políticas públicas disponíveis como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, entre outros”, informou o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni.


O professor Élcio dos Santos, responsável pela disciplina de Extensão Rural do IFMS, destacou a importância do encontro entre alunos e servidores do Estado. “A integração entre a comunidade acadêmica e os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento rural constituem uma importante ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Essas parcerias são essenciais para o fortalecimento da agricultura na região”.


Na palestra ministrada pela engenheira agrônoma Chirley Pereira, foram abordados temas como assistência técnica e a aplicação de políticas públicas aos pequenos produtores rurais foram abordados. “Falei desde a importância da agricultura familiar, de como se enquadra um agricultor familiar, até os métodos de transferência de tecnologias”, disse.


Segundo Rodrigo Zanoni, coordenador municipal da Agraer, a palestra contribuiu para acrescentar informações às turmas que cursam a disciplina de Extensão Rural, no IFMS, e, ainda, deverá contribuir com a iniciativa de cooperação entre as duas instituições.  “A agricultura familiar representa uma parcela importante na geração de emprego e renda no campo. Nova Andradina, por exemplo, conta com aproximadamente 1.800 propriedades rurais familiares, que contribuem para o desenvolvimento de toda a região”.


Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Agraer

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa