Posts Sinterpa

Técnicos da Agraer são capacitados em reprodução de bovinos leiteiros pela Anater


Extensionistas da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) participaram do curso “Reprodução de Bovinos Leiteiros”, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A capacitação foi realizada entre 5 e 8 de novembro, na Embrapa Gado de Corte, na Capital.


“O curso faz parte do programa de formação continuada da Anater com a proposta de aprimorar a qualidade da assistência técnica prestada aos agricultores familiares pelo País. A Agraer demonstrou interesse em participar desse projeto e para isso cada instituição envolvida deu sua contribuição para efetivá-la”, afirma o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.


Inicialmente, a meta da Anater estabelecida para este ano foi de formar 5.300 extensionistas, sendo 5.000 agentes e 300 gestores de todas as unidades da Federação. O objetivo do programa de formação continuada é qualificar os técnicos com intuito de ampliar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores rurais.


“Foi feito um protocolo de cooperação com Mato Grosso do Sul para que os cursos fossem realizados. Ainda há, no Estado, mais dois cursos programados para este mês. Na próxima semana, estarei, em Dourados, no curso sobre Técnicas em Horticultura. Em seguida, haverá outro de Bovinocultura de Leite [Campo Grande]”, explica o consultor da Anater, Rafael Pinzón.


Um ponto abordado dentro do curso foi a importância do manejo adequado do rebanho para ter bons resultados dentro da técnica de inseminação artificial em bovinos.


“Presto assistência técnica a 30 agricultores familiares entre produtores tradicionais e assentados do Estrela Campo Grande e Estrela Jaraguari. Posso afirmar que ainda é baixo o uso de tecnologias para melhoramento do rebanho. Então, o curso é oportuno para repensar em estratégias de como auxiliar esses produtores”, afirma o médico veterinário da Agraer, Clóvis Ramos.


Com 32 horas de duração, o curso também teve duas aulas práticas com os aparelhos de ultrassonografia da Agraer. Novos, os dois equipamentos, avaliados em R$ 28 mil, foram adquiridos pela instituição em julho deste ano.


Governo Federal

Criada em 2014, a Anater funciona como um serviço social autônomo, nos moldes do Sistema “S”. À instituição cabe executar políticas públicas, no País, nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo.


Texto: Agraer

Fotos: Néia Maceno/Assessoria de Comunicação da Agraer


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes