1° Encontro da Agricultura Familiar de Angélica debate políticas públicas e expansão do setor no mun
Com o tema “Desafios e Oportunidades”, o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Angélica reuniu governo municipal, técnicos da Agraer, conselheiros municipais de desenvolvimento rural e agricultores familiares de Angélica. O evento aconteceu no dia 8 de novembro e foi realizado pela Prefeitura de Angélica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Agraer.
O encontro proporcionou compartilhamento de informações, realização de debates e construção e consolidação de políticas públicas. O coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, fez uma apresentação sobre a atuação e organização da Agraer a nível de municípios e no Estado.
O gestor de desenvolvimento rural da Agraer de Angélica, o agrônomo George Nelson Rodrigues Pereira, expôs as ações desenvolvidas no município e falou sobre a participação dos agricultores familiares e suas organizações na execução de contratos de Chamadas Públicas do Incra e do MDA. Por meio desses contratos, inúmeras atividades foram realizadas como reuniões técnicas, visitas, excursões, participação em dias de campos e implantação de unidades demonstrativas.
Políticas públicas
O encontro teve ainda o lançamento do “Programa Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar” e do Projeto do Entreposto de Produtos de Origem Vegetal da Agricultura Familiar de Angélica, que será instalado no prédio conhecido como “vaca mecânica”.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, Alam Tombini, esses projetos vêm para consolidar a política de fomento à agricultura familiar no município. Presente no evento, o prefeito de Angélica, Roberto Cavalcanti, discorreu sobre a importância da agricultura familiar na economia local.
O superintendente da Semagro, Rogerio Beretta, falou sobre as políticas públicas do Governo do Estado, entre elas, o Projeto de Implantação de Microbacias Hidrográficas e a importância da organização e parcerias como meio de se alcançar os objetivos.
O coordenador de agricultura da Semagro, Fernando Luís Nascimento, também prestigiou o evento.
Texto e fotos: Agraer de Angélica