Com tema central “Extensão Rural e Cidadania”, XIII Confaser começa na próxima segunda-feira

23.11.2018

Sustentabilidade da agricultura familiar, redução da desigualdade social no campo, segurança alimentar e organização social dos trabalhadores da assistência técnica são alguns dos temas que serão debatidos durante o XIII Confaser (Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil). O evento acontece de 26 a 30 novembro, em Guarapari (ES), com o tema central “Extensão Rural e Cidadania”.

 

O Sinterpa está enviando seis associados ao Congresso, entre eles, o diretor do sindicato, Tarcizo Francisco da Costa, e mais cinco delegados. O objetivo do encontro é promover troca de conhecimento, experiências, aprofundamentos e valorização de trabalhadores vinculados aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa do Setor Público Agrícola Estadual do Brasil.

 

Os debates buscam ainda destacar a persistência e resiliência do setor enquanto política pública de Estado no atendimento às necessidades da categoria, proporcionando melhoria da qualidade de vida aos seus protagonistas e aos agricultores e agricultoras familiares.A organização é da Faser (Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil), com apoio da Assin (Associação dos Servidores do Incaper) e do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural de Minas Gerais).

 

Na edição deste ano, a Faser propõe a discussão de temas com relevância social e política, a partir das experiências vividas pelos trabalhadores e trabalhadoras. O foco é o trabalho de extensão rural, pesquisa e administração, seja no campo ou no escritório.

 

Confira abaixo os grupos de teses que serão debatidas no XIII Confaser:

 

Grupo I – A ATER e a Pesquisa Agrícola Pública Governamental como Políticas de Estado e os desafios para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no campo.

 

1 - Estado da Arte da Extensão

2 - Cidadania – Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

3 - A falácia da crise fiscal e o desmonte da ATER pública

4 - Resultados da ATER pública na erradicação da pobreza, na redução das desigualdades sociais no campo e na sustentabilidade alimentar das cidades

5 - Sucessão Familiar para sustentabilidade da agricultura familiar

 

GRUPO II – Sindicalismo e Organização Social dos Trabalhadores no contexto histórico, na atual conjuntura e seus desafios.

 

1 - Movimento sindical desafios e oportunidades para sua sustentabilidade

2 - As “reformas trabalhistas e previdenciárias” e seus impactos sobre a organização sindical, qualidade de vida e do trabalho

3 - Desafios da formação sindical, política e extensionista levando em consideração as características de gênero e geração

4 - Comunicação interna e externa para fortalecer a integração sindical

 

Clique aqui para ver a programação completa do XIII Confaser.

 

Com informações da Faser

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa