Posts Sinterpa

Anater realiza programação especial em comemoração aos 70 anos da Extensão Rural do Brasil


No período de 3 a 5 de dezembro, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove a Semana Nacional do Extensionista 2018, para celebrar o Dia do Extensionista e os 70 anos da Extensão Rural do Brasil. A programação se inicia no dia 3 de dezembro, de 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, com o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, que reunirá representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater e autoridades convidadas.


Às 10h, será apresentado o painel “Construindo uma Ater Comunitária” com palestras técnicas, com participação de representantes da Anater, Asbraer, Embrapa, Instituto Fórum do Futuro e Universidade Federal de Santa Maria. O foco das explanações será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.


Às 13h30, será realizado o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater (SGA) e assinatura de termo de cooperação técnica da Anater com a Unicamp e com o Instituto Fórum do Futuro. Em seguida, será apresentado o painel “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, com participação da presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária e futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina, e do presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado federal Zé Silva.


Às 17h, será realizada sessão de homenagens e outorga do prêmio Ordem do Mérito Ater aos profissionais que vêm se destacando na execução das atividades dos projetos da Anater realizados em parceria com as entidades públicas prestadoras de Ater, com objetivo de valorizar e reconhecer as habilidades e a competência dos profissionais, e prestar uma homenagem por ocasião das comemorações do Dia do Extensionista, cuja data nacional é dia 6 de dezembro.


Paralelamente, haverá uma exposição que destaca a atuação da Anater, desde sua criação. O painel fotográfico ficará exposto no hall do auditório Nereu Ramos.


A programação segue até o dia 5 de dezembro, com um curso de formação de extensionistas rurais, com participação de profissionais de todas as unidades da Federação. O curso faz parte do Programa de Formação em Ater da Anater, que tem o objetivo de formar neste ano 5000 agentes e 300 gestores de Ater, que integram os projetos que estão sendo realizados pela Agência e seus parceiros.


Clique aqui para ver a programação completa.


Sobre a Anater


A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) nasceu com a proposta de promover, coordenar e implementar programas para o fortalecimento e sustentabilidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil. Sua criação é fruto de um amplo movimento nacional, realizado com parcerias e participação democrática, e que culminou com sua aprovação, em 2013, pelo Congresso Nacional, sendo regulamentada pela Presidência da República em 2014.


Mas foi em 2016, a partir da assinatura de um Contrato de Gestão firmado com a União, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), que a ANATER iniciou efetivamente suas ações, com contratação da equipe técnica, construção dos instrumentos, e planejamento e elaboração dos projetos que hoje estão sendo executados. Em 2017, foram firmadas as primeiras parcerias com entidades públicas prestadoras de Ater e em 2018 foram realizadas as primeiras Chamadas Públicas.


Hoje, presente em 21 unidades da Federação, as ações da Anater estão beneficiando diretamente mais de 90 mil famílias de agricultores em 1.549 municípios, em todas as regiões do País, com a expectativa de chegar a cerca de 115 mil famílias até o final de 2018. Nesta primeira etapa do plano de ação da Anater foram priorizadas as famílias em situação de vulnerabilidade da região do Semiárido, comunidades e povos tradicionais, mulheres e jovens rurais, assegurando oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater e contribuindo para o resgate da cidadania, para a autonomia e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.


Além disso, com o programa Mais Gestão, 1.294 organizações econômicas da agricultura familiar, como associações e cooperativas, estão recebendo assessoria técnica para aprimoramento gerencial e para organizar a produção e comercialização, com foco no acesso às variadas alternativas de mercado. Os empreendimentos integram outras cerca de 100 mil famílias de agricultores.


O Brasil possui cerca de 20 mil extensionistas rurais e mais de 12 mil estão integrados ao Sistema de Gestão de Ater da Anater. Para garantir a qualidade, eficiência e eficácia dos seus projetos, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento e a sustentabilidade da Ater, com o Programa de Formação, a Anater está qualificando os extensionistas rurais para que possam levar ao campo sua proposta, que chamamos de Nova Ater, que possui um viés no desenvolvimento comunitário sustentável, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade, elevando a abrangência e a qualidade da assistência a ser ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas.


A Anater acredita no importante papel da Extensão Rural para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento sustentável do País, e apresenta, nesta publicação, um resumo das ações executadas em seus dois primeiros anos de atuação, e o planejamento para que possa contribuir ainda mais para esse desenvolvimento e para a construção um Brasil cada vez melhor.


Por: Jerúsia Arruda/ Assessoria de Comunicação Anater


Foto: Rony Sousa/Ascom MDA