Curso de formação continuada da Anater é promovido em Dourados

29.11.2018

A capacitação técnica em horticultura para extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), promovida pela Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), foi realizada do dia 19 ao dia 23 de novembro, no Sindicato Rural de Dourados.

 

O objetivo do curso foi promover a qualificação dos técnicos com intuito de ampliar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência técnica prestada aos agricultores familiares.

 

A programação incluiu temas como “Cultivo de hortaliças em sistema hidropônico”, assunto ministrado pelo professor doutor da Unicamp, Antônio Biska, e “Irrigação e sistema de automação para fertirrigação”, abordado pelos consultores técnicos Rogério Souza e Jarbas Correa.

 

“Através da Anater, os nossos profissionais [Agraer] e de outras entidades tem contato com profissionais de três estados diferentes, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, pessoas com o conhecimento de que necessitamos. São palestrantes de alta qualidade que trabalham com isso ou que pesquisam dentro das universidades”, avalia o engenheiro agrônomo da Agência, José Ubirajara Coelho Júnior.

 

Com o envolvimento de 50 profissionais ligados à Extensão Rural, o curso contou também com a participação de técnicos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Embrapa e Sindicato Rural de Dourados.

 

Conhecimento

Inicialmente, a meta da Anater estabelecida para este ano foi de formar 5.300 extensionistas, sendo 5.000 agentes e 300 gestores de todas as unidades da Federação. O objetivo do programa de formação continuada é qualificar os técnicos com intuito de ampliar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores rurais.

 

“O curso faz parte do programa de formação continuada da Anater com a proposta de aprimorar a qualidade da assistência técnica prestada aos agricultores familiares pelo país. A Agraer demonstrou interesse em participar desse projeto e para isso cada instituição envolvida deu sua contribuição para efetivá-la”, afirma o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.

 

“Foi feito um protocolo de cooperação com Mato Grosso do Sul para que os cursos fossem realizados. Ainda há, no Estado, mais um curso programado para este mês”, disse o consultor da Anater, Rafael Pinzón, que se refere à capacitação de Bovinocultura Leiteira, de 26 a 30 de novembro, que está sendo realizada no Sinterpa, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.

 

Governo Federal

Criada em 2014, a Anater funciona como um serviço social autônomo, nos moldes do Sistema “S”. À instituição cabe executar políticas públicas nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo.

 

Texto: Aline Lira/Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Agraer

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa