Posts Sinterpa

Extensionista da Agraer é homenageada em celebração dos 70 anos de Ater


Em homenagem aos 70 anos da extensão rural, a Câmara dos Deputados realizou, no último dia 18 de dezembro, sessão solene com a participação de diversos representantes do setor. A servidora da Agraer, Rosevane Proença Lago, do município de Tacuru, esteve entre as profissionais que receberam a honraria, representando o Estado de Mato Grosso do Sul.


O ato teve como propositor o deputado federal Zé Silva, de Minas Gerais, que lembrou os pioneiros da extensão rural. “Os nossos extensionistas são professores que não têm sala de aula, giz, lousa digital. A nossa sala de aula são os campos, as lavouras, as criações, as sedes – às vezes modestas, mas visionárias”, comentou.


Na ocasião, foram homenageados extensionistas que representaram as 27 unidades estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ater).


Para a extensionista da Agraer, Rosevane Proença Lago, a homenagem foi recebida com muito entusiasmo.


“O serviço de extensão rural é estimular a população rural para que se processem mudanças desde a maneira de como realiza o seu trabalho no campo, até na educação de seus filhos, no bem-estar de suas famílias por fim, de trabalhar em favor da própria comunidade. Somos multiplicadores de tecnologias adaptadas e um agente constante de desenvolvimento, contribuímos sobremaneira para a produção de alimentos, não apenas para a subsistência, mas para abastecer o mercado”, ressaltou.


Representando a Agraer na solenidade, estava a diretora-executiva Gisele Farias. “É uma grata satisfação ver uma servidora nossa entre os homenageados. A Agraer está presente nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, levando conhecimento técnico aos agricultores familiares, trocando vivências com as famílias no campo. Sabemos das dificuldades dos setores bem como da sua importância, então, ter um momento como esse é essencial para celebrar e lembrar do papel do extensionista perante a sociedade”.


Gisele Farias também agradeceu, em nome da agência, o apoio do Sinterpa, que viabilizou o transporte da servidora até Brasília.


As sessões solenes em homenagem à luta pela extensão rural são realizadas anualmente desde 2011 e ressaltam a luta dos profissionais da assistência técnica, “que carregam em si a responsabilidade direta pelo desenvolvimento do meio rural, em especial, pelo cuidado com os pequenos e médios agricultores”, assinalou o deputado Zé da Silva.


Com informações da Agraer e da Câmara de Deputados/DF

Foto: Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes