Posts Sinterpa

Com apoio da Agraer e da Prefeitura, produtores de Angélica visitam Show Rural em Cascavel


Uma caravana composta por 47 pessoas viajou de Angélica (MS) para Cascavel (PR) no último dia 6 de fevereiro. Junto com os produtores rurais, estavam o engenheiro agrônomo e coordenador da Agraer de Angélica, George Pereira; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Alam Tombini; o vice-prefeito, Milton Lissoni; o diretor de Agricultura, Valdemir Alventino, conhecido como “Coquinho”; e o secretário de obras, Marcelo Perez. A ação foi possível graças à parceria entre a Agraer e a Prefeitura Municipal de Angélica.


O município de Cascavel (PR) realiza anualmente o Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Só no dia 6 de fevereiro, o evento contou com a visita de mais de 68 mil pessoas.


“Foi uma viagem longa, mais de 8 horas na ida e mais de 8 horas na volta, mas muito proveitosa porque tivemos a oportunidade de mostrar aos produtores novas tecnologias que, às vezes, não demandam tanto investimento, mas sim mudança de atitude. Nesse evento, eles podem ter contato com tecnologias que podem ser implantadas facilmente na propriedade, fortalecendo a produção e, consequentemente, mantendo o homem no campo”, esclarece o coordenador da Agraer de Angélica, George Pereira.


A feira conta com uma complexa organização, abrangendo as diferentes atividades rurais como piscicultura, olericultura, mandiocultura, pecuária leiteira, fruticultura, etc. Os produtores puderam se inteirar do que há de mais moderno e inovador no mercado, tanto em relação aos insumos ou máquinas quanto às técnicas inovadoras apresentadas pela Emater, Agraer e outras empresas públicas de assistência técnica e extensão rural. Pelo terceiro ano consecutivo, a Agraer representa Mato Grosso do Sul no Show Rural.


“O Show Rural traz muitas novidades, entre elas, algumas inovações na área da olericultura e piscicultura. A piscicultura, principalmente, é uma atividade relativamente nova em Angélica, então os produtores tiveram contato com bastante tecnologias e acredito que isso vai fomentar a atividade deles no município. Por exemplo, como a cidade não conta com áreas de lagos, o que chamou atenção foram as novas tecnologias para tanque escavado, na questão de materiais usados para revestimento, e a implantação do tanque elevado”, comentou George Pereira.


O coordenador da Agraer de Angélica agradeceu a maciça participação dos produtores rurais. “O ônibus foi lotado. Houve uma grande participação dos produtores, que demonstraram interesse no aperfeiçoamento das técnicas de produção, com consequente aumento de produtividade. Mesmo com o momento de crise pelo qual passamos, intercâmbios como esse sempre nos agrega experiências e novos conhecimentos”, avaliou.


Durante os 5 dias de feira, o Show Rural Coopavel recebeu 288.802 visitantes e movimentou mais de 2,2 bilhões de reais em negócios.


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes