top of page

Posts Sinterpa

Produtos orgânicos são servidos em banquetaço pela manutenção do Consea


Mais de 15 mil refeições foram servidas em protestos realizados em diversas cidades do país, nessa quarta-feira (27). Integrantes do movimento chamado “banquetaço” protestaram contra o fim do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), extinto pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória Nº 870/2019, de 1ª de janeiro deste ano. O órgão era um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.


Em Campo Grande, movimentos ligados à nutrição se reuniram na Praça do Rádio Clube. No local, foram montadas tendas onde foram distribuídos alimentos e panfletos, e também ministradas oficinas gratuitas. O grupo ofereceu frutas e verduras produzidas sem agrotóxico, ou seja, alimentos agroecológicos ou orgânicos. Foram servidas ainda refeições como baião de dois, abóbora orgânica com berinjela e mandioca cozida.


Durante o protesto, ainda foram coletadas assinaturas para um abaixo-assinado em favor da reativação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O grupo existia até 2017, quando foi extinto.


Banquetaço

O banquetaço é um movimento político nacional suprapartidário, que mobiliza a sociedade civil em defesa da boa alimentação. Em um cenário em que aumenta a fome no país, o objetivo dos protestos é chamar a atenção da população e dos políticos para a importância da permanência do Consea e das demais instâncias e programas da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que vêm sendo rapidamente desmontadas.


Abaixo-assinado

Mais de 30 mil assinaturas, nacionais e internacionais, foram reunidas em um abaixo assinado de iniciativa da FIAN, organização da sociedade civil pelo Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, contra a extinção do conselho, e entregues à presidência da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e ao Ministro de Estado da Cidadania para serem anexados ao processo de análise da MP.


Políticas públicas

O conselho atuava como um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República e integrava o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Era um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade, composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.


Dentre as principais conquistas do CONSEA estão: a proposição inovadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Cisternas que promove o acesso à água no semiárido brasileiro; a ampliação e aperfeiçoamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a determinação de que 30% da alimentação seja comprada dos agricultores familiares; a aprovação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; a proposição da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PL 6.670/2016); e a rejeição do chamado Pacote do Veneno (PL 6299/02).


Com informações do Campo Grande News e do site Agrocologia.org

Arte da Capa retirada do site Agrocologia.org

bottom of page