Posts Sinterpa

Ademar Silva Junior é o novo presidente da Anater


O médico veterinário Ademar Silva Junior é o novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater). Ele foi empossado, no dia 30 de abril, pela ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e presidente do Conselho de Administração da Anater, Tereza Cristina, na sede da Anater, em Brasília/DF. Na foto, estão o novo presidente da Anater, Ademar Silva Júnior, a ministra Tereza Cristina,e o novo diretor-executivo, Benjamin Maranhão, que tomou posse no mesmo dia.


Natural de Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, Ademar Silva Junior é graduado em medicina veterinária e especialista em agronegócios. Integrou a comissão de transição do governo federal pelo MAPA e atuou como assessor especial da ministra Tereza Cristina, cargo que ocupava até então.


À sua experiência como gestor público somam-se os cargos de presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul); superintendente de Indústria e Comércio e Turismo da Seprotur (hoje Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar - Semagro); presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS), e vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento rural sustentável do estado sul-mato-grossense.


O novo presidente assume a agência com o desafio de levar soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural brasileiro, num processo de gestão devidamente adequado ao novo contexto político e econômico do País e à nova perspectiva de Estado. “Sempre trabalhei no serviço social autônomo, o sistema S, e essa experiência será de grande valia para trabalhar, junto com a equipe, para transformar a Anater na nova Anater. Uma instituição forte, representativa, que possa levar alento aos pequenos e médios produtores de todo o País”, ressalta o presidente.


A Anater nasceu com a proposta de promover, coordenar e implementar programas para o fortalecimento e sustentabilidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil. Sua criação é fruto de um amplo movimento nacional, realizado com parcerias e participação democrática, que mobilizou extensionistas rurais e suas organizações, lideranças de agricultores rurais, estudiosos e acadêmicos, os setores sociais e político, sendo instituída, em 2014, sob a forma de serviço social autônomo, como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública.


Texto e foto: Jéssica Arruda/ Assessoria de Comunicação Social da Anater