Posts Sinterpa

Agraer promove Dia de Campo sobre reforma de pastagem em Dois Irmãos do Buriti


A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) através do convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou o “Dia de Campo” sobre reforma de pastagem, no município de Dois Irmãos do Buriti, na sexta-feira, 10 de maio.


O dia de campo foi promovido em uma propriedade de médio porte escolhida, em Dois Irmãos do Buriti, para ser a Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto, ou seja, para servir de vitrine tecnológica no que diz respeito à reforma de pastagem dentro da zona rural do município.


O convênio entre a Agraer e o Mapa foi firmado em dezembro de 2016, com vigência até dezembro de 2019, no valor de R$ 880 mil.


Na Unidade de Referência, foi adotada a forrageira Brachiara decubens por ser de fácil manejo, além de uma digestibilidade e palatabilidade satisfatórias para o rebanho.


Os 38 produtores que participaram do evento puderam conhecer in loco as condições do pasto que passou pela melhoria após o uso da Brachiara decubens, como, também, tirar dúvidas com os técnicos da Agraer quanto ao trabalho, custos e benefícios da forrageira.


“Pra mim foi uma ótima experiência. Consegui absorver várias informações com os técnicos da Agraer e aplicando todo o conhecimento eu obtive ótimos resultados, mais até do que eu esperava. Além de adquirir conhecimento eu tive lucro e qualidade no meu produto”, explicou o dono da URT, Laércio Marques Rosa.


O intuito do projeto é atender cerca de 200 médios produtores das regiões Norte, Leste e Centro do Mato Grosso do Sul em três anos. Na iniciativa, estão previstas a instalação de 12 URTs, visitas bimestrais às propriedades participantes e seminários regionais como o Dia de Campo.


“Nossos técnicos deram uma explanação do que foi feito na propriedade, o uso das tecnologias, as técnicas de manejo, tipo de adubação e medindo os resultados que tudo isso traz para o produtor. No caso do Laercio, proprietário aqui da URT de Dois Irmãos, ele conseguiu triplicar a capacidade de suporte da pastagem na área que foi trabalhada, passando de 1ua/ha para 3ua/ha. Além de ter observado o aumento de produção de leite em até 2 litros por animal/dia. Isso é de extrema importância para o produtor e para a economia da região e é isso que a Agraer e o Governo do Estado buscam para todo o MS”, comenta o diretor presidente da Agraer, André Nogueira Borges.


Texto: Lívia Miranda/ Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Néia Maceno


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes