Estudantes de São Gabriel do Oeste recebem palestra sobre manejo para gado leiteiro

28.05.2019

25 alunos da Escola Agrícola São Gabriel participaram de uma palestra sobre manejo intensivo para gado leiteiro, ministrada pelo coordenador regional da Agraer, Ivan Macena. A palestra faz parte de uma parceria da Agraer com as escolas agrícolas do Estado para que os futuros técnicos em agropecuária tenham formações práticas a respeito da atividade do leite.

 

“Foram passadas para os alunos todas as práticas de manejo desse gado leiteiro, desde alimentação de cerca, alimentação no período das chuvas através do manejo intensivo de pastagem até o balanceamento da dieta dos animais”, explica Ivan Macena.

 

Dentre vários problemas detectados na produtividade e eficiência das pastagens, estão destacados: o uso inadequado da correção e adubação, da manutenção, do manejo incorreto das espécies forrageiras, desobedecendo aos períodos de pastejo e descansos necessários. O resultado desse mau uso resulta-se na queda acentuada da capacidade de suporte, do ganho de peso dos animais e da produção de leite, consequentemente baixo retorno econômico para o pecuarista.

 

Por isso, segundo Ivan Macena, é necessário um estudo do solo, da região, do clima, do tipo de criação e das forrageiras adequadas a determinadas áreas de pastagens intercaladas com o manejo adequado do sistema rotativo de criação.

 

“Com a presença do coordenador Ivan, os estudantes do curso técnico em agropecuária conseguem avaliar e agregar conhecimento nas disciplinas de nutrição e manejo de solo, a importância do manejo adequado das pastagens para se ter uma maior rentabilidade na produção”, conclui a coordenadora técnica Graciana Ariana Flis Miranda.

 

Por: Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Foto: Escritório da Agraer de São Gabriel do Oeste

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa