Posts Sinterpa

Curso de plantas medicinais é ministrado para professores de Terenos


Através de uma parceria entre a Agraer e o Departamento de Educação de Terenos, um curso sobre plantas medicinais foi oferecido a 15 professores da disciplina de Educação no Campo das escolas municipais.


O curso foi ministrado pelo coordenador regional de Dourados, Flávio de Oliveira Ferreira, que explicou a parte agronômica das plantas medicinais como: planejamento de produção, decocção, fusão, tintura, local para plantar, como cultivar e colher, como realizar a secagem das plantas e como podem ser produzidas e comercializadas.


“A ideia da oficina é disseminar o conhecimento que esses professores tiveram para os alunos do município de Terenos. Os participantes também poderão produzir os produtos e realizar a comercialização, melhorando a sua renda e fomentando a economia local”, explica Flávio.


Os participantes também puderam aprender na prática técnicas de manipulação das plantas medicinais com uma oficina para produzir vinagre aromático, tempero caseiro de alho e sal e plantas que são medicinais e aromáticas condimentares, vinho medicinal, xarope expectorante, sabonete glicerinado e shampoo de babosa. Ao final do curso, aconteceu um brinde com uma bebida alcoólica a base de hibisco.



“Para nós, o curso foi muito produtivo, desde a parte teórica onde podemos entender melhor sobre os conceitos e cuidados de cultivo do horto medicinal, plantio, colheita e secagem, até a parte prática, onde pudemos aprender e produzir produtos com o uso dessas plantas medicinais”, disse a coordenadora das disciplinas de Educação do Campo, Elizandra Gonçalves.


Por: Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de Terenos


Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes