Posts Sinterpa

Agraer realiza semana do meio ambiente e capacitação técnica sobre alimentação escolar no interior d


Entre as ações realizadas pela Agraer no mês de junho estão a Semana do Meio Ambiente, em Ponta Porã, e a Capacitação Técnica sobre as Boas Práticas na Alimentação Escolar (PNAE), em Paranhos.


A Semana do Meio Ambiente foi realizada entre os dias 3 e 7 de junho, no assentamento Itamarati. Os técnicos da Agraer promoveram diversas atividades e uma audiência pública sobre a Deriva de Aplicação de Agrotóxicos, com a participação do engenheiro agrônomo Antônio Carlos, coordenador regional da Agraer. A audiência pública foi realizada em parceria com a Câmara de Vereadores de Ponta Porã.


Uma das atividades promovidas foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, no hangar do antigo aeroporto, que ficou a cargo da Central de Recolhimento de Embalagens. Foram recolhidas cerca de 8 mil unidades entre galões de 1,5 e 20 litros. Também foi realizado um curso técnico de operação e regulagem de pulverizador tratorizado, pelo Senar.


O professor Antônio Luiz Viegas do Instituto Federal de Educação de Ponta Porã ministrou uma palestra sobre deriva de aplicação de agrotóxicos, e a pesquisadora da Fiocruz Fernanda de Almeida abordou os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente. Alunos e professores do Instituto Federal realizaram demonstrações dos projetos desenvolvidos pela instituição. Também ocorreu um debate sobre a questão da deriva de aplicação de agrotóxicos e sobre a interação dos trabalhos de ATER e do ensino proporcionado pela instituição.


Durante a audiência pública, três propostas foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Agraer do Posto Avançado do Assentamento Itamarati, Edson Mondadori. Estas propostas deverão ser apreciadas pela Câmara de Vereadores para serem inseridas numa lei municipal: vetar a aplicação aérea de agrotóxicos no perímetro do Assentamento Itamarati.; proibir a aplicação de agrotóxicos com pulverizador tratorizado no perímetro da agrovila da AMFFI; tornar obrigatória a participação em cursos de capacitação, dos operadores de equipamentos pulverizadores sejam eles tratorizados, auto-propelidos ou costal.


Paranhos

No dia 7 de junho, a Agraer, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura, promoveu a Capacitação Técnica sobre as Boas Práticas na Alimentação Escolar (PNAE), no Centro de Convivência do Idoso de Paranhos.


Durante o evento, a engenheira agrônoma Lidiane Vieira das Silva falou sobre a gestão e operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); a nutricionista Miriany Alves da Costa Espinosa sobre o “Papel do nutricionista e a responsabilidade pela qualidade e conservação dos alimentos oriundos da agricultura familiar”; a técnica sócio-organizacional rural Mariza Madalena Dahmer discutiu o tema “Boas práticas para a colheita e transporte dos alimentos”; e o produtor rural Adriano Stapazolli compartilhou com o público sua experiência com o processamento e rotulagem de gêneros alimentícios.


Também participaram do evento os produtores rurais que fazem entrega de gêneros alimentícios para as escolas municipais e também para a escola estadual do município de Paranhos.


Texto: Lívia Miranda/Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Fotos: Agraer de Paranhos/Agraer de Ponta Porã

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes