Agraer realiza 15ª feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agricológicos em Juti

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com a prefeitura de Juti e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizaram a 15ª feira de Sementes Nativas e Crioulas nos dias 12 a 14 de julho. O evento contou com palestras, oficinas e exposição de produtos agricológicos.

Comemorando os 15 anos de feira, os três dias de evento reuniram cerca de 700 pessoas trazendo muita gente de outros estados, uma caravana da Bolívia e um casal da Bélgica para assistir palestras de grandes nomes como do Dr. Valdely Ferreira Kinupp do Instituto Federal do Amazonas, que veio realizar uma palestra sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), onde pode mostrar para os participantes como identificar as Pancs no campo e depois como produzi-las na cozinha.

Representando a Agraer foram os palestrantes: Jovelina de Oliveira falando sobre a Criação de Abelhas sem Ferrão; Flávio Ferreira com Produção Artesanal de Fitoterápicos e Condimentares; Inês Monteiro com Aproveitamento Integral dos Alimentos e Uso de Pancs; Alfeu Ohlweiler com Horticultura Orgânica; Marisa Dahmer com a roda de conversa sobre o Combate à Violência e Empoderamento Feminino.

Pela parte de pesquisa o Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) levou as palestras de Produção de Melancia com o técnico Rogério Guerino Franchini e a Ana Cristina Ajjala apresentando a Guavira: Cultivo e Oficina de Produção de Mudas.

Fotos: Agraer