Posts Sinterpa

Dia de Campo sobre a cultura da Mandioca é realizado em Nova Andradina


O Projeto de Assentamento (P.A.) Santa Olga, em Nova Andradina, foi o cenário de um Dia de Campo sobre a cultura da Mandioca. Cerca de 140 pessoas, entre produtores, técnicos e autoridades, participaram da atividade.


A Prefeitura Municipal fez a entrega de um distribuidor de calcário, com capacidade de 5,5 toneladas, cedido através da Agraer, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Tereza Cristina. O equipamento será destinado à Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Santa Olga.


Em seguida, os palestrantes apresentaram os seguintes temas: “Novas Variedades de Mandioca” e “Manejo de Insetos Praga na Cultura”, com os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Marco Antonio Sedrez Rangel e Rudiney Ringenberg; “Produção de Mandioca Orgânica”, com os palestrantes Roni e Daniel da Yama, empresa pioneira na produção e comercialização de fécula orgânica na região; e “Adequação à Legislação Trabalhista”, assunto abordado por Osvaldo Cardonha, representante da Cooperativa de Trabalhadores da Cultura da Mandioca (Coopcami), de Ivinhema.


Na visita a campo, foram apresentadas as novas variedades de mandioca de mesa e indústria e houve uma demonstração de como verificar a renda da mandioca, na própria lavoura, feita pelo agrônomo Rodrigo Zanoni, Coordenador Municipal da Agraer. A cadeia produtiva da mandioca ainda é carente de informação, isto motivou a realização deste Dia de Campo, para passar informações e tecnologias aos produtores.


Ao término do evento, foram entregues ramas de quatro variedades de mandioca melhoradas pela Embrapa, sendo duas de mesa e duas de indústria. Os produtores e participantes receberam um feixe de cada variedade, podendo assim ter acesso imediato a materiais de alta tecnologia, com características agronômicas muito superiores às variedades atualmente plantadas na região.


A realização do Dia de Campo foi possibilitada graças a parcerias estabelecidas entre a comunidade local, através da Associação e da Cooperativa do Assentamento Santa Olga, da Indústria de Fécula Yama, da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Semagro e a Agraer, e da Embrapa Mandioca e Fruticultura.


O evento foi prestigiado pelo prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, o vereador Airton Castro e o coordenador regional da Agraer, Sandro H. Polloni.


A coordenação do evento ficou a cargo da Agência Municipal da Agraer com o apoio dos técnicos da Prefeitura Municipal de Nova Andradina – Semadi e a participação de membros da Comunidade do P.A. Santa Olga, Resende, Carlão, Dionísio, Amâncio e Osmar. No final, foi servido um delicioso almoço, preparado com muito carinho pelas senhoras do Assentamento Santa Olga.


Fonte: Agraer de Nova Andradina



Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes