Controle de Pragas e Previdência Rural são temas de palestras em Nova Andradina

25.11.2019

No dia 20 de novembro, a Agraer promoveu uma ação em parceria com o curso de Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Prefeitura Municipal de Nova Andradina e Coopaolga. O evento foi realizado na Base de Estudos e Pesquisas da UFGD, localizada no Projeto de Assentamento Santa Olga, no município de Nova Andradina.

Produtores, técnicos, alunos e professores do curso de Agronomia do IFMS assistiram às palestras: “Seguridade Social e Previdência Social Rural”, que foi ministrada pela assistente social e gestora sócio-organizacional rural da Agraer de Bataguassu, Derly Maria Castelo Branco; e “Controle Biológico de Pragas”, ministrada pelos discentes Gabriel, Tereza e Lucrécia, sob orientação do professor Luiz Henrique Costa Mota, do IFMS.

De acordo com a professora Yasmine Braga Theodoro, a atividade integra a disciplina de Sociologia Rural e corresponde a uma das etapas de execução do Projeto de Ensino “Memórias: Construindo a História dos Assentamentos Rurais em Nova Andradina”. Além disso, proporcionou aos alunos o contato direto com os agricultores familiares, suas histórias de vida, sua inserção no processo produtivo e as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Segundo o coordenador municipal da Agraer, Rodrigo Zanoni, as informações repassadas são muito importantes para os agricultores para que possam saber dos seus direitos e ir se preparando para o momento da aposentadoria.

A assistente social da Agraer, Mayara Firmino, agradeceu a todos os colaboradores envolvidos: Carlão, o Dionísio, e o Osmar da Coopaolga por todo suporte; aos alunos do curso de agronomia pela organização do lanche coletivo.

Estavam presentes também o Coordenador Regional da Agraer Sandro Polloni, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Roberto Cebalho, a médica veterinária Liliane e a zootecnista Juliana, ambas da Semadi, representando a Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Texto e fotos: Escritório Regional da Agraer em Nova Andradina