Dia de Campo estimula expansão da Cultura da Goiabeira em MS

05.12.2019

 

O Dia de Campo da Cultura da Goiabeira promovido pela Agraer reuniu mais de 70 produtores no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande. A ação foi realizada na última quarta-feira (27).

 

A abertura contou com a participação do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, e da pesquisadora e gerente da Cepaer/Agraer, Ana Cristina Araújo Ajalla.  “Nessa atividade, temos a oportunidade de repassar para os técnicos e para os produtores os resultados de pesquisa, para que eles possam ter conhecimento técnico e se interessar pela cultura e até mesmo pensar em desenvolver uma tecnologia nova”, afirma a gerente da Cepaer, Ana Cristina Ajalla.

 

Em Mato Grosso do Sul, existem pólos de produção da cultura da goiabeira em Ivinhema e Itaporã. “Os produtores estavam tendo dificuldade na produção em razão da variedade que estavam cultivando, é uma variedade que não teve um bom comportamento. Nós começamos a pesquisar então questões como a melhor época para plantar e as melhores variedades”, explica a pesquisadora da Agraer em Dourados, Cássia Regina Ide Vieira.

 

Cássia Vieira realizou experimentos com oito variedades de goiaba e identificou seis que são mais adequadas para a produção. Os resultados da pesquisa foram apresentados na palestra “Sistema de Produção da Cultura da Goiabeira”.

 

“Nessa ação, apresentamos informações mais gerais. O objetivo é despertar o interesse dos produtores para a cultura da goiabeira e nós vimos que tem produtores interessados em função desse dia de campo que realizamos. Numa próxima etapa, vamos ministrar cursos com mais detalhes, para ensinar mesmo como se planta”, explica a pesquisadora.

 

Também foram ministradas as palestras “Produção de mudas da Goiabeira por Alporquia”, com o técnico da Agraer, Abel Bittencourt dos Reis; e “Análise Técnico Financeira da Cultura da Goiabeira”, com o técnico da Agraer, Gilberto Silva de Macedo.

 

 Por: Assessoria de Comunicação do Sinterpa
Foto: Assessoria da Agraer

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa