Mato Grosso do Sul se consolida como maior exportador de tilápia do Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul foi o primeiro no ranking dos estados que exportam carne de peixe para outros países. Em 2019 foram 901 toneladas enviadas ao mercado externo, o que representa 85,6% do total exportado no país, segundo dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).
Os números mostram que o volume em toneladas exportadas subiu 32% no ano passado. Além disso, Mato Grosso do Sul aumentou em 26% o faturamento com a venda do peixe ao mercado externo, na comparação de 2019 com 2018.
O faturamento brasileiro com as exportações de carne de peixe somou U$ 5,6 milhões em 2019, sendo o Mato Grosso do Sul responsável por 94,3% do total. Para se ter ideia da força da piscicultura no Estado, o segundo no ranking é o Paraná com apenas 2,7% do faturamento anual do país, mesmo tendo aumentado consideravelmente sua participação no mercado de peixes em 2019.
Os números são referentes a tilápia, a principal espécie produzida no Brasil e o forte desempenho de Mato Grosso do Sul se deve à política de atração de investimentos implantada pelo Estado, com o investimento das indústrias Geneseas e Tilabrás em empreendimentos na Costa Leste.
Instalada em Aparecida do Taboado, a Geneseas tem 90% da produção destinada ao mercado externo. Em 2019 atingiu a marca de 5.100 toneladas de filé de tilápia produzidos e inaugura a duplicação da unidade nos próximos meses, podendo chegar a abater 100 mil unidades por dia. A indústria da Tilabrás, em Selvíria, se encontra em fase de obras.
Recentemente, o frigorífico de peixes Mar e Terra em Itaporã foi vendido ao grupo Paturi Piscicultura Agroindustrial, com planos de expansão da unidade. Em novembro, a Semagro entregou um certificado de adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para a Samak Pescados, que pretende elevar a produção para 7 mil quilos/dia em Angélica.
Foto: Edemir Rodrigues