Posts Sinterpa

Projeto leva cultivo da erva-mate para região sul fronteira do Estado


A Agraer vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho para incentivar a produção e o resgate da erva-mate no Mato Grosso do Sul. Para isso, está executando um projeto cujo objetivo é o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira do Estado, contemplando 10 municípios.


Estão sendo implantados 210 hectares de erva-mate, beneficiando diretamente 210 agricultores familiares dos municípios de Antônio João, Amambaí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Tacuru e Ponta Porã.


O escritório municipal de Ponta Porã está atendendo 20 produtores, os quais estão implantando 1 hectare de erva-mate em cada propriedade.


Entre os produtores, destaca-se o atendimento e implantação de duas áreas na aldeia indígena Lima Campo, na qual está sendo realizado a implantação de 1 hectare nas áreas do líder comunitário Marciano Amarília e 1 hectare nas áreas do líder comunitário Maradile de Souza.


Até o momento, foram realizadas as seguintes etapas do projeto: cadastro dos produtores no projeto, orientação técnica através de palestra, escolha e demarcação da área, preparo do solo, controle de formigas, sulcamento e adubação da área com esterco de aves e adubo químico e implantação da cultura de crotalárias, as quais servirão para o sombreamento das mudas de erva-mate no momento da implantação a campo das mesmas, de forma que garanta o sucesso do plantio.


Com a área implantada, o acompanhamento dos servidores da Agraer segue até abril, quando será realizada a entrega e plantio das mudas de erva-mate a cada um dos produtores.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes