Produtores participam de curso de Flores Tropicais em Glória de Dourados
No último dia 21 de fevereiro, produtores e empreendedores participaram de uma oficina sobre Flores Tropicais, que aconteceu no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar Edwin Bauer (CETAF), de Glória de Dourados. O evento é uma parceria entre Agraer e Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de MS).
A oficina contou com as palestras dos técnicos: Liliane Aico Kobayashi Leonel e Flávio de Oliveira Ferreira, da Agraer/Dourados, e Francimar Perez Matheus da Silva, da Semagro.
Na oportunidade, foi apresentado o cultivo de flores tropicais e folhagens como alternativa de diversificação da produção para geração de renda, mostrando os aspectos teóricos da produção, o uso e as demandas pelas flores tropicais.
Em Mato Grosso do Sul, embora hajam condições edafoclimáticas favoráveis para explorar essa atividade, principalmente as flores tropicais, a atuação é pequena e restrita à produção de plantas ornamentais para uso em jardins públicos e privados. No que se refere às flores de corte, praticamente 100% das flores consumidas no estado são importadas de outros Estados, principalmente São Paulo.
Flores ornamentais tropicais
É a produção de flores e folhagens, originárias da região tropical, destinadas à decoração de ambientes internos e externos. As flores tropicais possuem características peculiares que as diferenciam das demais, como exoticidade, coloração contrastante e longevidade pós-colheita, que têm atraído cada vez mais consumidores e aumentado o valor no mercado nacional e internacional.
Além do mercado de flores e folhagens de corte, que atende à demanda do segmento de decoração com arranjos florais entre outros produtos, as plantas ornamentais tropicais também são amplamente empregadas no segmento da jardinagem e paisagismo. A rusticidade de muitas espécies vem despertando o interesse de produtores e empresários para a produção em escala comercial.
Fotos: Francimar Perez/Semagro