Posts Sinterpa

Agraer assiste produtores na adoção de práticas de conservação do solo em Angélica


A Agraer esteve presente no Distrito de Ipezal, em Angélica, assistindo tecnicamente aos produtores na implantação de terraços de base média, em nível, em quatro propriedades rurais de produção leiteira, mesmo em tempo de Covid-19.


Com todos os cuidados necessários, o trabalho no campo é mais seguro por permitir que os trabalhadores fiquem bem distantes e não haja aglomerações. A segurança dos servidores da Agraer, da Prefeitura e dos produtores deve ser preservada, e a Agraer aproveita para orientar sobre os cuidados que devem ter durante a pandemia.


Profissional experiente nessa técnica de contenção de águas pluviais, o servidor da Agraer, George Pereira, planejou, marcou e orientou a construção dos terraços. A equipe tem orientado a adoção de práticas conservacionistas, como forma de proteger o patrimônio do produtor, a fertilidade de seu solo e proteger os mananciais hídricos do assoreamento, além de evitar que as águas de enxurradas cheguem às estradas vicinais, prejudicando o transporte de bens e pessoas.


O trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrônomo George Pereira é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal que cede os equipamentos e o tratorista. Os produtores beneficiados entram com a marcação mecanizada (sulcador) dos terraços e a mão de obra do trabalhador que segura a régua (regueiro).


O serviço foi desenvolvido em meados de abril e foram construídos terraços em 25 hectares nas quatro propriedades. Posteriormente, o trabalho deverá continuar com a introdução de outras práticas conservacionistas que trarão benefícios econômicos e ambientais.


O coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, que supervisiona os trabalhos na região, apoia com muita ênfase esse serviço de assistência técnica, pois acredita que é importante e imprescindível para que o produtor continue produzindo de forma sustentável, além de evitar problemas com órgãos ambientais.


Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Foto: Divulgação/Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes