Posts Sinterpa

Força-tarefa ajuda agricultores familiares na contratação de recursos do Pronaf


Para auxiliar os pequenos e médios produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul a terem acesso aos R$ 30 milhões em recursos disponíveis para contratação via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a Semagro, a Agraer e o Banco do Brasil se uniram. Até o momento, 266 projetos de crédito já foram protocolados, totalizando R$ 9,7 milhões.


Considerando que o prazo para adesão dos agricultores vence no final do mês de junho e rígidas normas sanitárias estão em vigor devido pandemia da Covid-19, foi preciso organizar uma estratégia diferenciada para que todos tivessem a oportunidade de alcançar o credito.


Ao selar a parceria com o Banco do Brasil, e acertar os detalhes para agilizar as operações, o secretário Jaime Verruck destacou a importância da disponibilização dos recursos neste momento.“Sabemos da dificuldade da agricultura familiar enfrentada neste momento e queremos dar condições para que o pequeno produtor passe por este período e continue na atividade. Por isso, a nossa meta é contratar 100% do recurso em 60 dias”, afirmou Verruck.


Agraer

“Hoje os técnicos da Agraer estão trabalhando em regime de plantão, com escalas e agendamento. Eles recebem a documentação dos agricultores, digitalizam e enviam para as instituições financeiras de cada município por e-mail”, explicou Fernando Nascimento, diretor executivo da Agraer, agência responsável por mais de 70% dos projetos de contratação de recursos do Pronaf que chegam as instituições no Estado.


“Esses recursos serão aplicados na produção, em especial, em equipamentos, em genética (animais) e em insumos que proporcionarão aumento do nível tecnológico de sistemas produtivos, refletindo na produtividade e na produção final. Garantiremos à assistência técnica da Agraer buscando obter o máximo rendimento para todos”, finalizou Fernando.


A linha de crédito disponibilizada pode ser utilizada para custeio, investimentos e agroindústrias, com prioridade para as áreas mais afetadas pelo coronavírus.


As informações sobre as condições para contratação, além de prazos de carência, pagamento e taxa de juros, podem ser obtidas com os técnicos da Agraer ou nas agências do Banco do Brasil.


Os telefones de cada unidade da Agraer podem ser encontrados acessando esse link.


Prorrogação de parcelas do Pronaf


Outro anúncio importante feito quando das tratativas com a superintendência do Banco do Brasil foi que as atividades de bovinocultura de leite, aquicultura, piscicultura e pescados, hortifrúti e flores estão dispensadas da apresentação de laudo técnico para prorrogar as parcelas de financiamento do Pronaf. A medida vale para as parcelas de janeiro a agosto de 2020.


Texto: Kelly Ventorim/Assessoria de Comunicação da Semagro

Foto: Néia Maceno/Assessoria de Comunicação da Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes