Agraer apoia produtores na apresentação de projetos de crédito no Pronaf

08.07.2020

A Agraer segue contribuindo e apoiando os agricultores com projetos técnicos que têm a natureza de aperfeiçoar os diferentes sistemas de produção. O Pronaf é principal linha de crédito acessada através dos agentes financeiros: Banco do Brasil, Sicredi e Cresol, em Mato Grosso do Sul, sendo que a Agraer contribui com 70% das propostas.

 

“A parceria com as secretarias municipais de agricultura, sindicatos rurais e associações de produtores, formais e informais, é muito importante para que produtores alcancem os objetivos desejados junto às políticas públicas destinadas à agricultura familiar e aos produtores de pequena escala, em geral”, destaca o servidor da Agraer de Ivinhema Arizoly Mendes .

 

No município de Ivinhema, o servidor Arizoly esteve no sítio Santa Fé, na Gleba Azul, do agricultor Hamilton Arents, juntamente com sua filha, estudante do curso técnico de agropecuária e já acompanhando as decisões da propriedade que, assim como seus dois irmãos, pretendem continuar na atividade rural. Na oportunidade, foi realizada vistoria para elaboração do Projeto, discutindo a aquisição de 20 matrizes Jersey-Holanda, a fim de melhorar a genética de seu rebanho.

 

O produtor produz, em média, 250 litros/dia, ao longo de todo ano, com certa estabilidade, em duas ordenhas diárias, em razão da oferta de alimentos, já que dispõe de 30 piquetes de pasto, dos quais 20 irrigados. O agricultor fornece também cana de açúcar e suplementos concentrados. A meta do produtor é passar para uma faixa de 500 a 600 litros por dia.

 

Com a perspectiva de aumento da produção, a demanda de mão de obra necessária para tocar a atividade deverá aumentar, gerando novos postos de trabalho no campo.

 

A propriedade conta com uma capineira de BRS capiaçu de três (3,0) hectares. Essa área foi implantada com mudas produzidas pela Agraer/Cepaer, em Campo Grande, e instalada com orientações técnicas da Agência. O produtor recém ampliou em mais um (1,0) hectare de capineira. Essa área de capineira é utilizada para fornecimento de capim picado no cocho às vacas leiteiras e para produção de silagem, para alimentar as trinta (30) cabeças do rebanho, sendo vinte e uma (21) matrizes leiteiras.

 

Pronaf

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) tem uma taxa de juros razoável, variando de 2,75 a 4,0 % ao ano, prazos para pagamento de até dez anos e carência para início de pagamento de até três anos, dependendo da linha acessada. Em função do grupo que o produtor se enquadrar e o do subprograma do Pronaf, poderá fazer jus ao bônus de adimplência.

 

Os subprogramas do Pronaf são: Pronaf Agroindústria; Pronaf Mulher; Pronaf Agroecologia; Pronaf Bioeconomia; Pronaf Mais Alimentos; Pronaf Jovem; Pronaf Microcrédito (Grupo "B"); Pronaf Cotas-Partes.

 

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W

Posts Sinterpa